Eu posso acreditar no que eu quiser?

(Foto: Gay, e agora?)

Raramente os adolescentes são compreendidos pelos pais, pelos parentes (principalmente pelos avós) ou até pelos amigos por não apresentarem uma religião, por ser ateu, por não ter uma religião mas acreditar em Deus, por apresentar uma religião diferente das dos demais, entre outros. Eu não tenho uma religião e não acredito nos deuses, diferente de meus pais que acreditam e seguem o espiritismo. Meu maior problema está no fato deles acharem um problema de eu não apresentar uma religião. Já ouvi que deveriam me levar para uma igreja para me exorcizar.

Eu não vou expressar os motivos que eu não acredito nos deuses mas não acredito. Simples assim. Todo mundo tem direito de escolher o que quer fazer com sua vida. Se eu não quero seguir uma religião eu tenho que ser respeitado, assim como devo respeitar quem segue o budismo, por exemplo. Intolerância religiosa é o veneno da humanidade! Tenho opinião em vários assuntos de várias religiões e discordo de muitos, porém não desrespeito ninguém e convivo em paz com isso. Para ser sincero, a religião que outra pessoa segue nem interfere em minha vida.

Como qualquer outro assunto, temos opiniões diferentes e temos esse direito. Escolher em que devemos acreditar ou não é uma escolha nossa, que cabe somente à nós como indivíduos. É triste não ter pessoas que pensam como nós para podermos compartilhar ideias semelhantes mas, tenho certeza que depois da morte todas nossas perguntas serão respondidas. 

Acredito que existe uma religião (ou a ausência da mesma) que mais se aproxime do correto mas que somente poderá ser comprovada após nossa morte. Se nosso espírito vai reencarnar em outro, se vamos para o céu ou inferno, se vamos vagar pela Terra, se vamos simplesmente ficar enterrados não é possível responder no momento, mas teremos essa resposta (e espero que ela venha depois de muitos anos, não de imediato). Não vale a pena menosprezar uma pessoa por suas crenças. Isso é bem chato! Você pode acreditar no que quiser, por que um outro não pode?

Nosso país é preconceituoso com tudo. A Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República recebe uma denúncia de intolerância religiosa. Candomblé e umbanda são as que mais sofrem discriminação porém todos no mundo, seguindo estas religiões ou não, somos vítimas de pensamentos discriminatórios e muitas vezes o praticamos sem pensar.

O que falta em todos é o respeito. Não posso sair julgando ninguém pelo que essa pessoa é, assim como ninguém pode me julgar, como já julgaram várias vezes. Acredito que quem fica querendo impor que seu ponto de vista é o correto é uma pessoa bem amarga. A solução para qualquer problema que envolva a religião ou a ausência da mesma é respeitar e ficar na sua. Posso até parecer grosso falando isso, mas é a pura realidade. Se você deve crer ou não em algo é sua escolha. Não cabe a mim ou aos seus pais escolher qual o caminho que você deve seguir. É você! Respeite que será respeitado!



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários