Preciso acabar com esse sofrimento, quero morrer

(Foto: Gay, e agora?)

Todo adolescente sofre com inúmeros e distintos conflitos internos e muitas vezes ficam magoados com tudo que passa em sua cabeça. Não é frescura mas faz parte de uma fase bem difícil e delicada. É comum encontrar jovens que se sentem insatisfeitos com a vida que levam, seja por notas no colégio, amor não correspondido ou conflitos entre familiares. Tudo isso é um peso na cabeça de um jovem.

Quando um adolescente está se cortando ou se ferindo de outras maneiras, essa pessoa não quer chamar atenção. Ela está passando por uma fase que acredita que seja impossível de lidar. Por mais que não esteja tão óbvio, é fácil notar quando um jovem está com pensamentos terríveis relacionados com o fim de sua vida: ele começa a agir estranho, estando sempre para baixo e nada mais importa. O suicídio é a maneira mais fácil de lidar com esses problemas já que o jovem estará largando tudo que tem para parar com esse sofrimento.

Para estes adolescentes, o dia é visto apenas como um dia a mais, a alma está cansada, as pessoas não têm sentimentos bons, as tardes são uma tristeza sem fim e as noites se resumem em lágrimas. Tudo começa a doer, principalmente a cabeça e o coração e o desejo é que essa dor possa acabar. Eles não querem se sentir parte desse mundo, não querem mais ser humano ou conviver com a sociedade que sempre fez com que se sentisse reprimido.

O adolescente se sente inútil e não quer mais atrapalhar a vida de ninguém. Acredita que fez tudo que era possível e estava ao seu alcance, mas não obteve sucesso. Além disso, quer morrer sem dor e rápido, pesquisa nos sites de busca como se matar. Quer que essa dor acabe.

Tudo que acontece na vida é possível superar. Se o adolescente for você, estou falando diretamente contigo agora: se você abrir mão dessa vida, é muito provável que não tenha outra. Pense que você está pondo um ponto final em toda sua trajetória. Esse caminho traçado pode ter sido muito infeliz, mas houveram momentos felizes. Quando você era um simples bebê e sorria de tudo que faziam contigo, quando ganhou algum brinquedo na infância, quando conviveu com alguém que te fez sorrir por várias vezes ou quando saboreou alguma comida esplendorosa. Não posso dizer que pensar nesses momentos felizes vai acabar com sua tristeza, mas pense neles. Sua vida não foi somente uma tragédia.

Desistir dessa vida é largar tudo que você possui. Continuar com essa dor é um inferno, porém é possível. Não interessa se você chora todas as tardes e noites de toda a semana, é possível vencer. Sua hora não é agora, este não é o lugar e não vai acabar contigo dando um ponto final em sua vida. Você pode aguentar e resistir. Continue tentando seja lá o que você tenha tentado. Não desista de seus sonhos. O fim dessa tristeza e melancolia é um sonho e ele vai se realizar. Pode não ser hoje, amanhã ou nesta semana, mas ele vai acontecer.

Caso você tome essa atitude, como será a reação de seus pais ao entrarem no seu quarto e encontrarem um corpo largado no chão? Eles vão tentar te acordar e o desespero começará a subir em suas mentes. Você não vai acordar, você já vai ter morrido. Seus pais vão chorar mais do que você chorou todos esses dias, ficarão arrasados. Eles ficariam se perguntando se eles foram o motivo disso tudo. Não adiantaria nada deixar uma cartinha dizendo que a culpa não é deles: eles iriam se culpar. Seus amigos iriam ligar para sua morte também. Será horrível o coordenador entrar na sala e avisar que você não frequentará mais o colégio por estar morto. Sua melhor amiga vai chorar muito e vai se culpar também. Seu melhor amigo também vai sentir muito a sua falta e vai se culpar, você era muito especial para ele. Até mesmo quem te perturbava vai ficar abalado com a situação e vai se culpar. Sua família se odeia por isso, seu melhor amigo vai entrar em depressão, sua melhor amiga vai ficar abalada por um grande tempo e todos estarão se culpando. Todas essas pessoas vão sofrer pelo fato de você acreditar que ninguém te amava, que ninguém ligava para você, e esse pensamento estava errado.

Não seja egoísta. Não largue todas as pessoas que vão sentir sua falta, que te amam. Você não é um peso no mundo. Sempre existe alguém que irá se importar com você e essa pessoa irá sofrer e chorar por semanas com sua falta, além de poder se culpar. Você quer que seus amigos e familiares se culpem? Você tem a mim, qualquer coisa que precisar eu estarei aqui por você, te escutando. Eu me preocupo com você. Escreva para mim clicando aqui, vamos conversar. Se preferir, entre no site CVV que é uma organização composta por voluntários que são treinados para te escutar, seja por chat, ligação, Skype ou e-mail, te dando apoio emocional.

Não desista, meu caro. Sua vida não pode acabar aqui. Vitórias e derrotas sempre farão parte do caminho de todos ao seu redor. Muitos encontrarão o amor verdadeiro, outros serão traídos. Muitos estarão tendo um relacionamento positivo com os amigos, outros não. Alguns terão sucesso em sua vida profissional, outros tentarão e não conseguirão. Todos estamos cercados por coisas boas e coisas ruins, todos somos vítimas de tudo nesse mundo. Por favor, pense mais um pouco. Dê uma chance para si mesmo, não desista. Você vai voltar a sorrir em breve, te garanto. Não se machuque: se machucar é uma situação irreversível para um momento ruim que vai passar.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários