Eu tenho #OrgulhoDeSer quem eu sou

(Foto: Gay, e agora?)

Homofobia significa repugnância e ódio ao grupo de homossexuais. Segundo dados de ONGs, uma pessoa morre no Brasil por homofobia a cada 26 horas. Uma vida é tirada a cada 26 horas por este ódio que nos assombra. Nós, homossexuais, não queremos ser mais que ninguém, não queremos exclusividade em qualquer coisa, não queremos a extinção da raça humana, não queremos causar constrangimento em ninguém, não somos pessoas más. Somos apenas pessoas que queremos ser felizes como todos ao nosso redor.

É muito assustador saber que você pode sair na rua e não voltar mais para casa por perder a vida. É horrível pensar que sempre existirão pessoas que irão querer dissipar o ódio por esse mundo. Em particular, eu, não tenho coragem de "me assumir" para o mundo ao meu redor. Quando eu "saio do armário" para as pessoas que confio, sempre escuto que já desconfiavam de mim. Sinceramente, isso é muito chato. Eu só conto para quem eu confio. Eu tenho medo de contar para o mundo inteiro por que sei que vivemos em uma sociedade preconceituosa e que não são todos que vão aceitar.

Homofobia é algo doentio e, infelizmente, está presente ao nosso redor. Eu não me manifesto quando sou vítima de piadas, mas me sinto mal. Eu não gosto de ser tratado como diferente. Eu sou igual a todas as outras pessoas. Como que é ser tratado diferente? O que nos faz nos sentir para baixo? Quando as pessoas começam a nos chamar por adjetivos ou apelidos ofensivos, quando nossos amigos começam a se afastar de nós para não queimar o filme deles, quando usam o termo "gay" ou semelhantes para ofender qualquer pessoa, quando falam que existe heterofobia ou quando nossa orientação sexual é tratada como piada são situações que nos magoam e representam a homofobia.

Não precisa ser homossexual para lutar a favor dos gays. Só precisa ser humano. Várias crianças sofrem preconceito ainda nas escolas, perdendo a vontade de estudar. Vários jovens e adultos apanham nas ruas, são excluídos socialmente por serem "diferente". Por que casais homoafetivos não podem ser felizes? A religião é a desculpa do seu preconceito? Não. Não é a desculpa. Você é preconceituoso por não gostar, não é problema da religião, é seu.

Não somos uma abominação. Não é uma fase. Não é influência de amigos ou da mídia. Não precisamos de cura gay. Só queremos ser felizes, sem medo de morrer.

Temos que fazer com que as pessoas ao nosso redor parem de ter as atitudes escritas nos parágrafos acima. Eu não escrevo essa postagem para aparecer, para conseguir visualizações. Eu escrevo essa postagem, com lágrimas nos olhos, por que é minha realidade, é a realidade de várias pessoas. Pessoas morrem por isso, eu posso morrer por isso. Eu tenho medo, eu choro. É magnifico quando alguém fala que eu tenho seu apoio para qualquer coisa, mas eu não queria precisar desse apoio. Eu não queria ser vítima. Eu não queria nascer assim. Aconteceu.

É normal explicar para uma criança um casal de homens se beijando. Não tem nada de estranho nisso. Uma criança consegue entender melhor que um adulto. Quando a criança já cresce em um mundo preconceituoso, começa a ficar estranho para ela e mais difícil de quebrar esse preconceito.

Seria muito fácil "sair do armário" se tivéssemos toda a certeza que seriamos aceitos. Não temos essa certeza, então, não é fácil. Temos medo de perder amizades, de sermos expulsos de casa, de sermos olhados com olhares tortos. Temos medo de "nos assumir" por pessoas homofóbicas.

A melhor coisa que pode ser feita para um gay é mostrar respeito. É mostrar o reconhecimento que todas as ações escritas acima são homofóbicas. Você não precisa ser homofóbico para contribuir para a homofobia. Não basta ter um amigo gay para não ser homofóbico. Seu amigo gay tem que ser visto como seu amigo heterossexual.

Eu tenho orgulho de ser quem eu sou, só tenho medo. Acredito que um dia não existirá mais esse medo, acredito que um dia poderei me expressar da maneira que eu quiser sem ser julgado, sem apanhar ou sem ter medo de morrer. Deixo aqui meu convite para que todos possamos lutar contra essa corrente homofóbica que se espalha pelo mundo. Seremos capazes de impedir que as pessoas se machuquem. Seremos capazes de impedir tragédias onde 49 morrem só por frequentarem um ambiente que gostam. Para tudo isso acontecer, só precisamos mudar nossa forma de ver o mundo.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários