Como dar um fora em alguém educadamente

Série 'The Vampire Diaries' (Foto: The CW)

Sabe aquele momento que estamos vivendo a nossa vida tranquilamente e do nada surge uma pessoa dando em cima de nós, mas não queremos nada com ela? Muitas vezes essa pessoa é insistente e consegue nos deixar completamente desconfortáveis com tantas mensagens enviadas, indiretas ou pedidos de encontro. Diferente do que abordamos aqui nos últimos tempos, hoje explicaremos como dar o fora em uma pessoa de forma pacífica.


FASE DA VIDA: QUAL A SUA?

A vida tem diversas fases, não é mesmo? Temos a fase do aprendizado na escola, das inseguranças da adolescência, das diversões na faculdade e as exaustões do ambiente profissional, por exemplo. Além dessas, existem inúmeras outras que se conectam diretamente com nossas vivências, aprendizados e momentos específicos. Tem indivíduos que sempre estão dispostos a ficar com novas pessoas, independentemente do tempo; temos outras que já estão em um relacionamento sério e não ficam com mais ninguém.

Além das nossas fases, as outras pessoas também estão passando por suas próximas fases, desejos e vontades que não necessariamente estão alinhados com os nossos. Por isso, é comum que as vezes recebamos alguma mensagem de uma pessoa pedindo para ficar com a gente, ou insistindo para nos ver frequentemente com suas segundas intenções. Esse comportamento é comum quando terminamos algum ciclo, como a faculdade ou algum emprego, e deixamos de conviver diariamente com aquela pessoa. Com essa ausência, o indivíduo se sente na liberdade de te chamar para tomar uns drinks e dar uns beijos. E qual o problema? Ele tá no direito dele! O que mais incentivamos é ir atrás do que você almeja, seja o que for e se a vontade da pessoa é ir atrás de outra que vá. Justamente por ele estar no direito de querer ficar contigo, você também tem o direito de não querer seja por qual motivo for.


COMO DAR UM FORA?

Diferente de diversos blogs e conselhos que dizem para dar uma desculpa esfarrapada, usamos o diálogo sincero nesta situação. A sinceridade deve ser o princípio de tudo. Seja qual justificativa for, apenas use a que seja real e conveniente para a situação. Pra que iludir uma pessoa com um "não estou afim nesse momento" se você nunca vai estar? Fazendo isso você não precisa mentir, bem como se livra de um possível retorno e/ou insistência futura.

Além do nosso gosto pessoal, podemos estar em um relacionamento, não gostar de algumas atitudes daquela pessoa, não ter interesse naquele momento, etc. O que precisamos é ser sinceros e não causar constrangimento e desrespeito. Usar algo como "fico muito feliz por você ser sincero comigo a esse ponto, mas..." já é algo. Talvez aquela pessoa não te busque novamente, fique com vergonha ou até mesmo vocês desenvolvam uma amizade sem essa intenção. Não sabemos! O que importa é a sinceridade no discurso que teremos e isso basta.


A INSISTÊNCIA É DESRESPEITOSA

Tudo bem ir atrás da pessoa que você quer ficar, mas precisamos respeitar o espaço dela. Já é difícil pra gente dar um fora, quem dirá dar dois, três ou quatro na mesma pessoa... É cansativo e completamente incabível. A pessoa precisa ter o bom senso que se recebeu um "não", ele é uma negação. Você pode mudar de ideia depois de um tempo? Pode, mas convenhamos que você iria atrás da pessoa e não ela ficar te pressionando a cada mês/ano.

Como dissemos, estamos em fases diferentes da vida: tem vezes que queremos ficar com as pessoas e tem vezes que não. Assim como tem vezes que não queremos ficar com aquela pessoa específica, o que é normal. Afinal, não nos atraímos por todos e todas que surgem em nossos caminhos.

Caso alguém insista em ficar contigo por severas vezes, ignorar as mensagens, bloquear nas redes sociais e evitar o contato podem ser atitudes aplicáveis, principalmente depois que o fora já tenha sido dada uma ou duas vezes. Não permita que uma pessoa insista em algo que você não quer para si.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários