Como lidar com a tristeza?

(Foto: Gay, e agora?)

Todos somos mira de algum momento triste, principalmente adolescentes. As vezes estamos sorrindo e do nada começamos a pensar em algum momento ou situação chata e ficamos tristes. Ninguém gosta de ficar triste. As vezes não sabemos direito o motivo do desânimo, mas ele existe. Todos temos direito de ficar triste, ninguém precisa ter vergonha disso. O importante é saber lidar com essa melancolia e não fazer coisas absurdas, como por exemplo, deixar a tristeza durar mais tempo que o necessário.

Saia de casa. Sinta o ar de sua cidade. Vá tomar um sorvete com um amigo e passar um dia no shopping, mesmo que seja sem gastar uma moeda além a da casquinha ou descobrir lugares de sua cidade, caminhar em um parque ou bosque, quem sabe conhecer alguém novo, entrar em contato com a natureza, esse conjunto de ações que podem ser realizadas com ou sem a presença de alguém especial te fazem se sentir livre, com menos peso na cabeça. Em particular, quando eu fico triste, eu saio de casa e vou caminhar, na maior parte das vezes sozinho, e isso me deixa menos triste, principalmente se eu estiver mal por uma briga que tive em casa. O simples fato de sair de casa para ir na padaria dá uma melhorada.

Escutar músicas também ajuda. Se nossa vida fosse um filme, seria interessante se o telespectador acompanhasse nossa infelicidade com uma trilha sonora triste, porém nossa vida não é um filme. Não estamos fazendo cena para ninguém, ou seja, devemos retirar todas as músicas tristes de nossa playlist e acrescentar músicas alegres que possam nos lembrar momentos felizes: músicas da formatura ou de uma viagem, um funk do momento ou um rock bem alto.

Tomar um banho quente demorado te desperta. Já estamos tristes e temos que ficar com a roupa de ontem? Não! Após o banho, vista uma roupa bonita. Isso vai dar uma pequena animada já que é melhor do que estar com preguiça largado na cama.

Não pode fugir da rotina! Não se tranque, não coma mais ou menos, não durma o dia inteiro, não fique acordado de madrugada. Ver a balança se alterar por comer mais ou menos, sendo que queremos manter o mesmo peso não é algo que vai trazer a felicidade, isto é, não podemos abusar nos nossos horários de refeições, nós devemos comer sempre o que comeríamos em um dia qualquer. Ficar acordado de madrugada quando estamos tristes não é uma boa, não importa se estamos de férias ou desempregados. Nada acontece de bom depois das uma da manhã. Descanse, durma.

Se bateu a bad, gíria usada para quando chega o momento triste, precisamos de um braço para chorar, quer dizer, precisamos estar sempre ao lado de um amigo que nos demonstre confiança e afeto. Desabafar com alguém é maravilhoso e é algo que pode nos fazer sentir bem, principalmente quando é alguém muito próximo e vai ser realista com você, apontando seus erros e dando o apoio. Chorar faz parte, não sinta vergonha de chorar na frente de seu amigo.

Todos temos motivos para ficar tristes. Todos ficamos tristes, é algo normal e temos que lidar com isso. Essas dicas de cima me ajudam quando fico triste, principalmente o fato de ser compreendido por alguém. É importante interagir nesse momento, por mais que queiramos ficar sozinhos devemos conversar com alguém de confiança. Uma tristeza pode parecer eterna, mas nunca será. A vida não vai ficar mais fácil, fique mais forte. Temos que lidar com isso.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários