Temer a morte é besteira

(Foto: Gay, e agora?)

Lamento informar, mas você vai morrer. Seus pais, se já não morreram, vão morrer. Seus amigos, seu cachorro, suas crianças também não escapam da morte. O maior problema é que não sabemos quando nossos entes queridos e, nós mesmos, iremos partir. Morrer vai me causar dor? Quanto tempo temos? Quem sabe em algum futuro, provavelmente muito distante, possamos obter essas respostas.

Somente nessa primeira semana de agosto de 2016, várias pessoas bateram as botas enquanto aplicavam silicone, caçavam Pokémons, desciam num toboágua ou até mesmo atravessando a rua. Segundo dados da Organização das Nações Unidas, é estimado que 102 pessoas morrem no mundo por minuto. A morte nos rodeia, seja dentro ou fora de casa. Se você nunca perdeu ninguém, saiba que um dia perderá.

A tanafobia é o extremo medo da morte, mas realmente devemos ter essa angústia? A resposta é não. É óbvio que podemos sentir medo de sair na rua e ser assassinados, principalmente se vivemos em uma cidade perigosa, por exemplo, porém não podemos deixar de viver nossa vida para tentar viver a morte. Ou seja, enquanto estivermos respirando, não devemos nos desgastar esperando algo que só vai vir no fim.

Ninguém pode controlar a morte. Quando for para ela chegar, ela vai chegar, sem se importar com a causa ou com quem seja o azarado. Dedique sua vida controlando o que é controlável, não fique querendo mudar o inevitável, por exemplo, é normal ter problemas cardíacos graças ao histórico familiar, mas podemos tentar evitar isso ao parar de fumar. 

O ciclo da vida tem como resultado final a morte. Tudo vai morrer. Nossas células do corpo sempre morrem e são repostas por novas, porém nunca seremos substituídos e ninguém substituirá o lugar do que partiu, isso é algo que temos que ter em mente.

Do que adianta morremos, seja quando for, se não tivermos aproveitado a vida? Temos que viver e aproveitar cada segundo proporcionado para nós. Tentar trocar o sentimento de tristeza e infelicidade que nos vem de vez em quando por alegria. Tenha foco em viver.

Parece banal, porém é real. Nossa sociedade não tem algo que deixa todos confortáveis. Nossa sociedade não é afetiva. Temos que passar muito tempo com as pessoas que amamos fazendo coisas que gostamos para, assim, quando estivermos bem velhinhos com nossos netos, contarmos nossas experiências de vida.

Ter uma vida saudável também vai evitar a morte. Ser saudável vai além de comer frutas e legumes. Ter uma vida com saúde é evitar trazer a morte para nós parando de falar ao telefone enquanto dirigimos, não usando drogas ou abusando de álcool.

Quando chegar nosso momento de partir vamos para o céu? Para o inferno? Iremos reencarnar em algo ou alguém? Iremos parar de sentir tudo? Ficaremos enterrados? Seremos um espirito vagando pelo planeta? Viveremos tudo novamente, esquecendo tudo que já fizemos para fazermos outra vez? Vida após a morte? Nenhuma criatura humana viva consegue responder essas perguntas. Basta crermos que, se existir algo após a morte, é uma nova etapa e que deveremos nos preocupar com isso nessa nova etapa, não agora. Não podemos ter medo da morte. Não podemos viver a morte.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários