(Foto: Gay, e agora?) |
Várias pessoas não gostam da maneira que estão no momento e buscam caminhos para a mudança. Não se aceitam por não estarem dentro de uma faixa de peso adequada ou por apresentar algo que é considerado feio pela sociedade. A busca pelo corpo perfeito ocorre por muitos adolescentes e adultos que estão insatisfeitos no presente momento, fazendo com que vários se tornem vítimas de cirurgias plásticas, exercícios físicos em excesso ou tratamentos irregulares.
Vivemos em uma sociedade que impõe que somos bonitos ao possuir uma barriga chapada com gominhos. Também impõe que seremos mais bonitos se tivermos uma cor de olho claro, um cabelo macio, loiro e com leves cachos.
Quando não atingimos o que é visto como bonito, deixamos de aproveitar várias oportunidades na vida: ficamos indispostos para várias coisas, sempre colocando nossa autoestima para baixo. Chega a ser algo triste, visto que não vemos a beleza fora dos padrões ser explorada.
Temos que ter cuidado e ser sinceros com nós mesmos: essa corrida pela beleza, é algo que chega a ser excessivo? Eu tenho que tomar drogas, injetar coisas em mim ou correr algum tipo de risco? Eu devo parar de comer ou triplicar minhas refeições? Vomitar o que almocei? Sabemos que esses tipos de atitudes fazem mal para a saúde e não podem fazer parte de nossa rotina para chegar no corpo perfeito. Se for para mudar, devemos mudar estando com a saúde a nosso favor. Do que adianta modificar uma parte de seu corpo para que fique em seu sonho e detonar com outra?
A maior parte de tudo que é colocado em nossa cabeça vem da indústria cultural e da mídia, que só querem explorar pessoas com estereótipos de corpos perfeitos para promover suas vendas. Quando uma pessoa começa a se ver como feia, ela vai querer fazer de tudo para chegar ao tão sonhado nível de beleza, estando inclusos no pacote coisas maléficas para a saúde.
Existem dois casos diferentes, porém que podem ser traçados juntos: engordar e emagrecer. É o principal problema com todos que acreditam não ter o corpo perfeito. Ninguém pode invadir seu espaço para opinar negativamente sobre seu peso. O corpo é seu e você mantém ele da forma que quiser. Caso não esteja satisfeito, corra atrás do melhor que pode ser feito, porém com autorização médica. Passar com um profissional da saúde é algo fundamental para que haja alguma mudança no seu corpo. Do que adianta melhorar seu físico e piorar sua saúde? O mesmo vale para alguma cirurgia plástica ou remoção de algo que esteja incomodando.
Enlaçando os dois parágrafos acima, o corpo é seu e a saúde também. Você não pode deixar que ninguém diga como você deve ser. Você não é obrigado a seguir o que a mídia ou a sociedade impõem para você, além disso, você não pode. Você deve seguir o caminho que trará sua felicidade. Diminuir o lábio vai te fazer mais feliz ou você só quer impressionar alguém? Engrossar as pernas vai mudar a pessoa que você é por dentro? Ter tanquinho vai contribuir para sua felicidade? Devemos ser honestos ao responder essas perguntas. Não podemos querer impressionar ninguém. Devemos possuir o corpo que irá deixar nossa mente alegre. Se a mudança for necessária e, estar relacionada com a nossa felicidade individual, podemos seguir de uma maneira saudável. A beleza que deveríamos valorizar é a interior, não a exterior.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.