(Foto: Gay, e agora?) |
Vivemos em um mundo no qual somos colocados em uma escola e
temos como obrigação passar por todos os anos, até chegar no ensino médio e
ingressar em uma faculdade. São poucos os jovens que desviam desse caminho já traçado. É
uma trajetória longa, demorando em torno de quinze anos para ser concluída
sendo que cada ano que passa se torna mais difícil.
O problema nisso tudo está no fato dos jovens estarem passando pela adolescência, a fase em que todos os sentimentos estão a flor da pele. Quando estão em uma escola que requer um estudo diário, poucos são os que conseguem se manter firmes e não passar mal com tudo isso. Cada ano que passa é mais comum encontrar jovens nos corredores de seus colégios, em prantos, reclamando dos estudos e chorando.
Nenhum jovem é incapaz de alcançar o seu objetivo, seja ele qual for. A vida é feita de obstáculos e todos devem ser superados. A cada ano que passa, é cada vez mais comum encontrar jovens preguiçosos, e a culpa não é deles. Os tempos mudaram, estamos acostumados a ganhar tudo muito fácil. É comprovado cientificamente que lemos menos e nos interessamos menos que os jovens de duas décadas atrás.
É comum tropeçar no caminho, seja com uma nota baixa, com uma prova de recuperação ou em uma reprovação, porém devemos superar e não deixar que isso nos abale. Nunca podemos desistir. Se tirar uma nota baixa em alguma matéria, corra atrás. Se dedique que uma hora você vai conseguir. O efeito pode não surgir no exato momento que você precisa, mas cedo ou tarde você vai entender e conseguir tirar uma nota satisfatória. Ficar de recuperação é algo normal, basta você se dedicar e recuperar a nota perdida. Reprovar, também é normal. É algo chocante, porém pode acontecer e não torna ninguém menos incompetente que ninguém.
O segredo para não enlouquecer em todos esses anos de estudos está na dedicação e distribuição. Se dedicar somente em cima da hora pode não dar muito certo. Quando distribuímos, ao longo do ano letivo, tudo que deve ser estudado, e nos dedicamos em cima de todos os assuntos, o resultado será satisfatório. Ninguém falou em estudar durante um dia inteiro, mas sim, distribuir os horários de estudos ao longo do dia, entendendo o máximo de coisas possíveis, sem se estressar.
Quando você decora algo, é fácil que esse conteúdo saia de sua cabeça. Quando você entende, é difícil que o conteúdo saia. Essas estratégias farão com que você obtenha sucesso nos estudos, porém você deve ser sincero consigo mesmo e avaliar se está cumprindo esses dois tópicos.
Também é comum ficar triste quando o objetivo não é alcançado, porém não podemos desistir. Chorar faz parte, mas devemos erguer a cabeça o mais rápido possível, se recompor e seguir em frente para que essa falha seja alterada.
A pressão que sofremos é imensa: conteúdos, provas, conteúdos e provas finais. A pressão aumenta gradativamente até o terceiro ano do ensino médio e é nessa fase que você sentirá a maior pressão já vivida até o momento. Todo mundo vai te pressionar, seus pais, seus colegas e seus professores. Até você mesmo irá se pressionar. Temos que usar a pressão a nosso favor e mostrar que somos capazes, mostrar que no final vamos conseguir.
Nunca podemos desistir. Sempre estaremos cansados e ninguém consegue viver um dia inteiro estudando. Os horários devem ser distribuídos ao longo do ano, assim a carga será menor quando você realmente precisar. São poucas as pessoas que gostam de estudar, mas somos todos obrigados a isso e devemos fazer. Traçando um objetivo e tendo foco é um começo para que se conquiste o sucesso acadêmico.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.