Como largar um vício?

(Foto: Gay, e agora?)

Todos nós somos humanos. Nós já fomos, somos ou seremos viciados em alguma coisa. Essa coisa pode ser algo pequeno como jogar videogame compulsivamente ou algo grande como o uso de drogas. Seja qual for seu vício, ele tem solução. O caminho é longo e tentador, mas não é impossível de alcançar.

Em boa parte dos casos, o indivíduo tem consciência de que o comportamento inadequado que ele segue está sendo prejudicial de alguma maneira. Ele começa a enxergar isso quando percebe que esse vício está tomando enorme parte de sua vida, causando transtorno a ela ou mudando o próprio comportamento. Paralelamente, ele continua alimentando esse vício e não consegue sair dele.

Em forma simplificada e metafórica, somos peixes. Estamos nadando em um oceano e ao olhar mais adiante, encontramos uma minhoca. Como não estamos pensando, vamos atrás da minhoca e tentamos comer ela. No fim da história, fomos fisgados. A minhoca é o vício que não necessariamente nos levará à morte, mas estará fazendo um mal grandioso para nós.

Dependendo de qual dependência que estamos falando, ela pode nos levar à exaustão, ganho ou perda excessiva de peso, pode alterar nosso raciocínio e desejos e, principalmente, mudar nosso comportamento. Nossas atitudes estarão alteradas pelo fato de consumirmos algo. Se estivermos viciados em jogos, não teremos paciência para responder ou escutar ninguém. Se o vício for comer doce, estaremos sempre nos condenando para consumi-lo. Se a dependência forem drogas, poderemos chegar ao ponto de trocar todos que amamos e tudo que temos por um entorpecente.

Uma ótima forma de largar um vício é fazer uma lista de todos os males que ele te causa. Pense em tudo que você vivenciou e em todas as consequências que ele te trouxe: notas baixas na escola, maior risco de ter câncer, perda de dinheiro, insônia, afastamento de pessoas, etc. Seja sincero consigo mesmo e passe a semana inteira refletindo em todos os acontecimentos negativos. Depois disso, anote todas as coisas positivas que você teria se largasse o vício. Se tudo der certo, bastará você olhar para a lista que você refletirá e largará a dependência.

Outra forma é simplesmente parar de fazer o que você fazia sem olhar para trás e sofrer com isso. É importante ressaltar que largar qualquer vício não é fácil e terá sofrimento, mas você deve mostrar para si mesmo que é capaz. As primeiras semanas poderão ser fáceis, depois você sentirá falta. Com o passar do tempo, a falta aumenta. Você deve ocupar sua rotina com outras coisas e preencher sua cabeça com outros pensamentos, além de ter foco.

Marque uma data em um calendário, uma data bem importante para você e comece a viver sem a dependência neste dia. Escolha o aniversário da pessoa que você mais ama no mundo e, nesse mesmo dia, se afaste do que te coloca para baixo. Avise a aniversariante sobre essa sua escolha que ela te incentivará sempre.

Busque um psicólogo, terapeuta ou grupo de apoio para te ajudar no que te atormenta. Com esses profissionais, você será estimulado - da forma mais correta e compreensível possível - a conquistar o seu desejo, vencer essa terrível e árdua batalha e ganhar sua liberdade. Lembre-se que se você falhar no decorrer da trajetória, não se coloque para baixo. Todos escorregamos de vez em quando. Reflita sobre o erro, se erga novamente e recomece.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários