Você já percebeu que vivemos em uma sociedade falsa? Ela não é nada real e gira em torno de uma grande hipocrisia. O conceito é o da sociedade de imagem, que é uma consequência da sociedade de consumo imposta pelo capitalismo: tudo acaba girando em torno do dinheiro. E aí você pergunta: mas cadê a falsidade e a problematização da postagem?
As marcas e empresas fazem de tudo para sobreviver no mercado. Elas perceberam que têm que atrair o público de todas as formas possíveis para que o lucro exista. Ou seja, sobre os comerciais da televisão que estão se mostrando mais militantes, inclusos e mais abertos às minorias, será que eles são reais mesmo? É um ponto a se pensar.
Um exemplo bem grande de tamanha hipocrisia das empresas é sobre aquelas que promovem o desenvolvimento sustentável, mas não são capazes nem de usar papel reciclável em seus escritórios. Isso surpreende? E sobre as empresas que publicam em suas redes sociais campanhas de ajuda a asilos e orfanatos para diversas pessoas necessitadas para construir uma imagem positiva para o público consumidor, mas atuam na exploração de seu trabalhador?
Muitas instituições conseguem se manter graças a imagem que elas criam, mas várias vezes essa imagem é inválida já que possuem atitudes moralmente questionáveis. As empresas fazem isso para que o consumidor ache interessante as atitudes benéficas e se identifiquem com a marca, comprando e alimentando o rendimento da conta. O que não é mostrado é a falsidade que essas empresas constroem quando analisamos seu histórico.
NEM TUDO TÁ ERRADO
Não são todas as empresas que são assim! Existem, sim, empresas eticamente saudáveis e construtivas, porém não podemos descartar a existência dessas maldosas que se alimentam de mentiras para continuar no mercado.
ISSO TAMBÉM ACONTECE COM AS PESSOAS, HIPOCRISIA TOUR
É até mais fácil de observar imagens falsas quando analisamos as pessoas que convivemos. É uma hipocrisia tremenda que rondam seus cérebros. O principal, e mais memorável, exemplo é o da corrupção: quantas vezes você já ouviu pessoas dizendo que são contra a corrupção e que querem ver um Brasil melhor, mas furam fila de mercado, estacionam em vaga preferencial, não devolvem o troco se receberam a mais, colam em provas, sonegam impostos, fogem de blitz, etc.
E os valores morais e de bons costumes? Pessoas que traem seus companheiros (talvez até tenham um motivo válido, mas não vou entrar nesse assunto), mentem descaradamente para os outros, usam documentos falsos para entrar em festas, etc. É hipocrisia também já que essas pessoas nunca deixam isso explícito.
E as hipocrisias são mais visíveis nas redes sociais, e vou te provar! As redes sociais estão aqui para desmascarar nossos amigos e familiares que conhecemos bem. Eles postam uma coisinha falando sobre ter empatia, mas não agem de tal forma. Reclamam de quem joga lixo no chão, mas na hora de chupar uma balinha pode. Dizem que é para respeitar as pessoas que trabalham na limpeza, mas rabiscam carteiras de escolas e faculdades. Até onde mais podemos ir?
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.