![]() |
Ato: 'Ni Una menos' (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil) |
Feminismo é um termo que aparece nas redes sociais com frequência e todo mundo quer falar sobre ele, mas a verdade é que poucos sabem sobre o que estão falando. Aqui, apresentaremos um guia com quebra de tabus e conceitos verídicos sobre esse movimento que já acontece por muito tempo e ninguém sabe ao certo do que se trata. Vamos lá?
O QUE É FEMINISMO?
É a busca da mulher por direitos iguais, é a busca pela liberdade. Não é ideologia e não é briga. É um movimento político e social que busca a harmonia entre os gêneros. Não tem nada relacionado com as mulheres se tornarem superiores aos homens. O feminismo é somente a busca pelos direitos iguais entre ambos os sexos nos aspectos pessoais, profissionais, políticos, etc. É o direito de deixar uma mulher escolher o que quiser fazer sem a inferiorização do sexo oposto; é a aclamação do fim da dominação de um gênero sobre outro.
LUGAR DE FALA NO FEMINISMO
O feminismo nasceu para que as mulheres tivessem vozes já que sempre foram os homens que definiram o que seria ser mulher, como a mulher deveria ser, como ela deveria se comportar, que espaços ela poderia e deveria ocupar, por onde deveria ou não andar, o que faria de sua vida, etc. Na religião, na educação, na medicina, na filosofia, na política, na ciência, na propaganda e em outras instâncias sociais, sempre foi o homem com o seu poder que definiu tudo.
Lugar de fala surgiu com esse cenário: a mulher não poderia falar e agora pode. Toda mulher que fala, fala a partir de si, fala a partir da sua própria vivência, experiências e reflexões. Não é possível que, dentro do feminismo, o homem fale de alguma inferiorização ou agressão pois nunca foi vítima delas simplesmente por ser homem, diferente da mulher. As mulheres precisam de espaço para decidir sobre a própria luta e movimento. A voz do homem não pode ser superior àquelas que sofrem a opressão diariamente e são silenciadas há tempos.
FEMINISTAS ODEIAM HOMENS?
Feministas não odeiam os homens: elas querem o respeito deles. Não é nada de guerra contra o homem conforme vem sendo dito. Assim como as mulheres, o homem também deveria estar na luta do feminismo, apoiando. Apesar de que o homem esteja no topo dos privilégios, ele deveria ser empático, reconhecer seus privilégios e participar também dessa luta social.
MULHERES FEMINISTAS SE VESTEM DIFERENTE?
Feminismo não tem nada relacionado com o ato de uma mulher deixar de usar batom, salto ou um vestido bem decotado. Esse movimento abre a mulher para a possibilidade de se vestir da forma que quiser quando quiser e não sempre - como é imposto através de muitos meios. O feminismo também não tem relação com esconder o corpo; pelo contrário, esse movimento exige o direito da mulher de andar com a roupa que quiser sem passar por assédio ou constrangimentos.
FEMINISMO X MACHISMO
A palavra feminismo não é contrária de machismo. Como já dito anteriormente, feminismo é a busca por direitos iguais. Machismo é a opressão da mulher através de um sistema de dominação e o feminismo não tem como intuito seguir a mesma lógica e oprimir o homem. O feminismo quer apenas assegurar que as mulheres tenham os mesmos direitos que o sexo masculino tem, como os de salários iguais para mesmo cargo, segurança na rua, etc.
REFLEXOS DO MACHISMO E PORQUÊ PRECISAMOS DO FEMINISMO
Como o feminismo é a luta contra todo o sistema machista, estamos trazendo alguns exemplos de situações que acontecem e que estão em pauta na luta feminista. Vale a reflexão se tudo o que as mulheres passam é realmente justo e se o feminismo, que é contra os seguintes tópicos, deve existir.
- Salários de mesmo cargo incompatíveis por gêneros;
- Falta de representação feminina em eleições bem como a não participação delas;
- Educação diferente para meninos e meninas;
- Atribuição de tarefas domésticas e cuidados maternos somente para a mulher;
- Medo da mulher de sair de casa e ser abusada e/ou estuprada;
- Violência física ou psicológica em mulheres por se recusarem a fazerem algo para o marido;
- Violência física e taxas altas de feminicídio pelos namorados, seja lá qual for o motivo;
- Estupro e gravações sem autorização em transportes públicos contra mulheres.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.