Bissexuais: eles existem e resistem

Série 'Druck' (Foto: Zweites Deutsches Fernsehen - ZDF)

Como já mencionamos aqui, bissexuais (ou bis) é um termo que se refere a pessoas cujos sentimentos sexuais e afetivos são dirigidos a indivíduos de ambos os sexos. Isso significa dizer que os bissexuais não são homo (gosta do mesmo sexo, apenas) nem heterossexuais (gosta do sexo oposto, apenas): eles gostam dos dois e isso não é uma fase de indecisão ou símbolo de promiscuidade. Bifobia é um termo pouco conhecido, mas que justifica tais atos preconceituosos; bifobia existe.

Comentários bifóbicos giram em torno da não-aceitação dessa sexualidade do(a) coleguinha. Infidelidade e medo de se assumir quando atrelados a bissexualidade, são termos altamente preconceituosos. Vamos aos fatos: infidelidade é uma característica de seres humanos, todos são capazes de trair em qualquer relacionamento que tiver; medo de se assumir é uma coisa que bissexuais não têm já que eles também estão se assumindo e, muitas vezes, sofrem preconceitos vindos até mesmo da própria comunidade LGBT.


O PÚBLICO LGBT É O QUE MAIS PRESSIONA

Pesquisas da Equality Network, do Reino Unido, mostram que 66% das pessoas bissexuais se sentem pouco ou nada parte da comunidade LGBT. Os bissexuais estão dentro da comunidade LGBT, mas muitas vezes são apagados com esses pensamentos preconceituosos de que devem se decidir e jogar em apenas um time: lésbica, gay ou hétero. É interessante que a inclusão comece dentro da própria comunidade: sofrer homofobia é muito ruim, mas sofrer bifobia também é ruim e nunca pensamos nisso.


ISSO TUDO NÃO É UMA FASE DE TRANSIÇÃO

A sociedade desclassifica a bissexualidade por ter em mente que isso é um "período de transição" de uma heterossexualidade para uma homossexualidade, ou vice-versa. É imposto que os bis têm que se decidir entre um ou outro e isso é muito errado. Tem algum problema gostar de dois sexos? Se tem, não goste, mas deixe que os outros gostem.


ALGUNS TABUS QUE DEVEM SER QUEBRADOS
  • Uma pessoa bissexual não gosta de todos os homens e todas as mulheres do mundo. Assim como qualquer ser humano, cada bi tem gostos e conceitos de beleza interna e/ou externa próprios;
  • Bissexualidade não significa gostar igualmente de homens e mulheres em escala de 50% cada. Cada bissexual tem a sua maneira de gostar e isso só cabe a ele saber;
  • Não é pelo fato de que uma pessoa bi goste de ambos os sexos que vai trair o(a) parceiro(a). Se eles escolheram um relacionamento monogâmico (só com duas pessoas envolvidas), é assim que será. Se der errado não será culpa da bissexualidade;
  • Bissexualidade não é passatempo e não é fase de transição, como já dito;
  • Bis não têm mais doenças que héteros ou homossexuais. Não é pelo fato de alguém ser bi que essa pessoa faça sexo com mais pessoas ou que faça sem proteção;
  • Sexo a três não é mandatório para bissexuais. Da mesma forma que existem héteros ou homossexuais que aprovam ou reprovam, existem bis que pensam o mesmo;
  • Se uma pessoa bi namora com alguém do sexo oposto, não significa que ela virou hétero. A sexualidade bissexual irá continuar a mesma até que a pessoa, e somente ela, diga o contrário.

SÓ FALTA RESPEITO

O ser humano deve cuidar do próprio umbigo. A vida é difícil para ser cuidada e não tem sentido tomar conta da vida do outro se nem a nossa está em ordem. Bissexuais existem e eles merecem respeito. Todo comentário preconceituoso não deve ser pensado e dito tendo em vista que isso só afasta eles da comunidade LGBT, que deveria ser uma comunidade de amor e respeito com muita inclusão.

Héteros odeiam ter sua sexualidade questionada. Então por qual motivo devemos questionar a sexualidade de uma pessoa bissexual? A dor e raiva sentidas serão as mesmas. Aliás, quando foi que você, leitor, escolheu ser hétero ou homossexual? Quando? Acho que não se lembra. Isso é uma coisa sua, você nasceu assim. Os bis também.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. A postagem foi revisada por pessoas bissexuais de grupos do Facebook antes de ser publicada.

Comentários

  1. Como sou cisgenero, geralmente fiquei ou namorei Bissexuais. Um dos caras que namorei, namorava mulher. Disse a ele, que comigo não haveria problema, mas que a namorada dele deveria saber, mas Nunca tivemos "DR" por isso, a decisão da conversa com ela, caberia a ele, exclusivamente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.