![]() |
Série 'Black Mirror' (Foto: Netflix) |
Vivemos em um mundo em que, a cada ano que passa, cresce mais o número de pessoas conectadas na internet. É estranho dizer que existem pessoas que não acessam as redes sociais por vivermos em uma enorme bolha social, mas em breve, a internet estará presente com toda a população. E a última coisa que queremos é te assustar, mas tudo o que você escreve na internet ficará registrado para todas as próximas gerações, por isso, temos que ter cuidado.
O QUE PODE ACONTECER NA INTERNET?
Nós sabemos que estar conectados à internet nos dá possibilidades de ter informações globais, aprendizados, política, lazer, relacionamento social, profissional, entre muitas outras coisas. Porém, poucos sabem que a internet é um lugar que pode acabar com a vida de uma pessoa se essa não for cuidadosa. E isso não é sensacionalismo não, isso é a verdade. Vamos a alguns exemplos:
- Existem empresas no mercado de trabalho que são extremamente rigorosas e acabam monitorando as redes sociais de seus empregados (ou participantes de seus processos seletivos). Dependendo dos critérios da empresa, o conteúdo postado pode custar um emprego para o trabalhador;
- Sabemos também que nós somos seres humanos e temos vontades um tanto quanto estranhas. Enviar nudes também pode acabar com uma vida quando enviada para uma pessoa errada que espalha essa foto ou vídeo íntimo. Por mais isso seja crime, a sensação de constrangimento que a vítima passa é indescritível e extremamente torturante;
- Fofocas e intrigas também podem ser cruéis e tristes. Quem lembra, em meados de 2014, do aplicativo Secret? Aquele aplicativo foi uma tortura para muitos jovens quando sua função era de espalhar segredos e boatos que, claramente, constrangiam as vítimas. O aplicativo pode não existir mais, porém as formas de se espalharem conversas e boatos existem dentro das redes sociais;
- Nossa falta de cuidado com as informações de localização compartilhada nos aplicativos, local de estudo, local de trabalho, fotos que deixamos públicas com nossos amigos mais próximos e familiares também são motivo de preocupação. Essas informações podem ser usadas simplesmente para um trote no celular de seus pais falando que te sequestraram na saída de um local específico e que querem dinheiro em troca, ou podem ser usadas em um sequestro de verdade mesmo.
LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Quando uma pessoa compartilha, nas redes sociais, dados pessoais e de sua vida offline, como endereço, telefone, horário e locais que frequentam, ela está se expondo de uma forma exagerada e perigosa. Nós não temos o costume de ficar anunciando nas ruas essas informações e, por isso, não deveríamos anunciar online já que o mundo virtual é uma extensão do mundo real. Se nos protegemos, fora das telas, trancando a porta de casa ou com atenção ao andar na rua, devemos proteger nossa privacidade no mundo digital também.
Nós devemos ter cuidado ao usar as redes sociais e não divulgar muito de nossas vidas. E, caso formos divulgar, divulgar para as pessoas certas, sempre conferindo para quem aquele conteúdo será exibido. O mundo é um lugar violento que possibilita golpes, sequestros falsos e verdadeiros, pedofilia, ameaças, chantagens, constrangimentos e isso tudo pode acontecer com o nosso contato no mundo virtual.
O que estamos tentando passar aqui não é que você pare de usar a internet, não, longe disso! A nossa mensagem gira em torno do cuidado que você deve ter na divulgação de suas informações e para quem vai divulgá-las. A internet é um lugar bom de se estar, mas também existem males dentro dessa grande aldeia global que estão fora de nosso alcance e todo cuidado com o compartilhamento de nossas coisas é pouco. Precisamos de alguns limites.
VALE A PENA TODO O CUIDADO?
Vale. É muito melhor a gente se preservar o máximo possível para evitar possíveis frustrações no futuro. Não é pra confiarmos em qualquer um, não é para sermos fáceis no mundo virtual e não é pra expormos coisas muito pessoais para uma massa bem grande ou para pessoas sem confiança. Quando temos esse cuidado, fica mais difícil dos problemas mencionados nessa postagem (e de outros, também) acontecerem.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.