Natureza: sua beleza expressa pela magia

'Felicity' (Reprodução/imgur)

Holla Holla, bruxinhos. Muito feliz de te ter aqui novamente! Caso você tenha caído de paraquedas nessa publicação, essa é a terceira postagem de uma série sobre bruxaria. A gente já falou sobre muitas coisas interessantes, então eu sugiro que comece a leitura por esse post aqui, beleza?

Como já passamos por todo aquele processo de desmistificação da bruxaria, e vimos também sobre a verdadeira essência da magia, hoje é dia de falar de forma mais aprofundada sobre os elementos da natureza.

Play na musiquinha celta e boa leitura!


NATUREZA E BRUXARIA 

Acho que nessa altura do campeonato vocês já entenderam que bruxaria e natureza estão praticamente fundidas, certo? A bruxaria não existe sem a natureza.

Vamos recapitular aquela “equação mágica” que eu elaborei post passado (se você não faz a menor ideia do que eu estou falando, clique aqui para ler o post sobre magia)

EQUAÇÃO MÁGICA: Força interior + força da natureza + ingredientes e instrumentos + técnicas de magia.

Força da natureza, ingredientes e instrumentos englobam os elementos naturais que veremos hoje. Conseguiram perceber que para fazer magia você, necessariamente, usa a natureza?

Com isso em mente, vamos falar especificamente sobre cada elemento. Não englobarei todos aqui, mas falarei sobre os aspectos mais importantes de cada um. Bora lá?


OS 5 ELEMENTOS 

Vamos começar com o básico do básico – que provavelmente todos vocês saibam. 

Existem 5 elementos. Sim, 5. Não 4 como a maioria diz por aí. 

São eles: Água, Terra, Ar, Fogo e Éter (espírito; alma).

Todos os 5 elementos são representados pela figura do Pentagrama. Sim, aquele símbolo super julgado e mal interpretado – novamente, esqueça qualquer ideia erronia que você tenha sobre esse símbolo. 


ÁGUA

A Água representa as emoções e sentimentos. Materialmente pode ser representada através de um cálice, concha ou taça com água. Representa também a mutabilidade e a fluidez das coisas. 

É o elemento dos signos Câncer, Escorpião e Peixes. As pessoas desse signo carregam elementos característicos da água. Elas tendem a ser mais sensíveis, mutáveis, místicas e transformadoras. 

A Água é o elemento das Ondinas, Ninfas e Sereias – essas criaturas são os elementais da natureza. 

Observação: Elementais são seres de luz que protegem o universo e a natureza (pesquisem mais sobre eles, vão achar coisas incríveis sobre cada um).


TERRA

A Terra representa a solidez, a força física e mental, o tempo e a existência. Pode ser representada pelo sal e pedras. 

É o elemento dos signos Touro, Virgem e Capricórnio. As pessoas desses signos tendem a terem senso prático, cautela, ambição e esforço. Preferem tudo aquilo que podem ver e sentir, que dê mais segurança a eles. 

A Terra é o elemento dos Gnomos e Duendes. Eles cuidam dos jardins, florestas e plantações. 


AR

O Ar é o espaço, a mente, o invisível. Pode ser representado por incensos e sino dos ventos. 

Rege os signos Aquário, Libra e Gêmeos. Eles tendem a ser inteligentes, estrategistas, práticos, curiosos e imateriais. 

O Ar é o elemento dos Silfos e Fadas. 


FOGO

O Fogo representa a chama, o brilho, a transformação. É energia pura. Pode ser representado por uma vela. 

Rege os signos: Áries, Leão e Sagitário. Eles tendem a ter grande confiança em si, alta competitividade, pressa, impaciência e força. 

O Fogo é o elemento das Salamandras.


ÉTER

O Éter é o cosmos, o universo. É o ser primordial, o espírito que deu origem a tudo. 


FASES DA LUA 

Vamos falar agora sobre outro elemento natural? Esse conceito ainda é mais famoso do que os 5 elementos. 

Quem nunca ouviu a avó dizendo “não corta o cabelo na Lua Minguante que ele vai minguar”. Para quem duvidou, estou aqui para explicar melhor toda essa relação da Lua com o esoterismo e para mostrar que sua avó não estava tão errada. 

Antes de tudo, é bom explicar que a Lua representa o feminino, enquanto o Sol representa a energia masculina.


LUA NOVA

Essa fase indica inícios, novos projetos e começos. Bom momento para investir em coisas novas na sua vida, em mudanças. É a hora de “plantar a sementinha”. 

Recomenda-se feitiços e rituais para dar início a algo. É bom lembrar que não é um processo imediato, você primeiro planta para depois colher no futuro. 


LUA CRESCENTE

A fase traz expansão, crescimento, nutrição aos projetos. A semente que foi lançada na Lua Nova está crescendo. 

Recomenda-se feitiços e rituais para evoluir e crescer. Para encorajar algo que está fraco ou muito lento. 


LUA CHEIA

Ela atiça nossos sonhos, nossas paixões, a intuição, a vontade de crescer. 

Recomenda-se feitiços para tornar sonhos realidade. Nesse período a magia costuma ser muito mais forte do que o normal, então é bom ter cuidado. 


LUA MINGUANTE

Essa fase da lua é utilizada para nos livrarmos de qualquer coisa indesejada. 

Recomenda-se feitiços de banimento, purificação e limpeza. Organize tudo para a chegada da Lua Nova. Faxine a casa, a mente e o coração! 
 

--

É isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado. Hoje foi muito teórico, mas espero que tenha sido leve e proveitoso. Na próxima publicação vamos continuar discutindo sobre os elementos da natureza e eu recomendarei alguns conteúdos para vocês continuarem com os estudos bruxos quando a série de posts acabar. ☹

Até a próxima. Beijos da bruxa. 



Postagem escrita por Mari, colunista desse site, estudante e blogueira. Graduanda em Jornalismo. Confira todas as postagens dessa coluna clicando aqui.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários