Terminar um namoro pode ser a melhor saída para um casal

Série 'The Vampire Diaries' (Foto: The CW)

Muitas vezes passamos por diversas situações negativas dentro de um relacionamento: brigas constantes, desentendimentos, não-aceitação pelas diferenças, chantagens, toxicidade, abusos, etc. Chega uma hora que são tantos pontos negativos que eles acabam superando os positivos e todo o brilho que tinha no começo daquele amor é perdido com o tempo. Passando por isso, diversas pessoas conseguem enxergar os problemas e entendem que o relacionamento já não faz sentido para ambos os lados, mas não querem tomar a atitude de botar um ponto final naquela história, seja por qual motivo for.


CHEGOU A HORA DE TERMINAR?

Terminar ou não um relacionamento: eis a questão. Antes de tudo, pedimos que você leia a nossa postagem anterior que aborda os motivos que podem ser cruciais para que você continue ou não em seu relacionamento. De forma geral, os pontos que mais determinam o desencanto de um namoro são:
  • Você não se sente mais atraído pela pessoa, ou percebe que ela não sente atração por você;
  • Vocês estão em diferentes momentos da vida;
  • Você sente que não é uma prioridade na vida do outro, ou não consegue colocar a pessoa como uma de suas prioridades;
  • Você (ou a outra pessoa) está preso no relacionamento antigo;
  • Ciúmes e desconfiança (com ou sem motivo) estão presentes na relação por qualquer parte que seja;
  • Indiferença. Você não tem mais aquele sentimento de borboletas no estômago ou tem a percepção que o outro não sente mais;
  • Afastamento. A presença não é algo mais importante na relação e vocês estão se afastando cada vez mais;
  • Você não consegue enxergar perspectivas para o futuro envolvendo os dois;
  • A pessoa mudou e não é mais a mesma de antes;
  • Infidelidade, traição, mentiras e omissões constantes;
  • Discussões, brigas e desentendimentos frequentes.
Definir se é a hora de terminar depende da decisão de uma pessoa e um ou mais desses motivos podem estar conectados para traçar a decisão final. Até que ponto conseguimos suportar tudo isso? Será que vale a pena o investimento em uma relação que já parece estar totalmente desgastada? Já fizemos todos os esforços possíveis para recuperar a chama do amor que existia antes e, se sim, valeram a pena?

Um relacionamento é composto de quatro principais pilares: amor, o respeito, a confiança e a privacidade. Todo relacionamento amoroso, seja este um namoro ou um casamento, precisa do desenvolvimento diário destes quatro pilares. Quando um deles se mostra trincado, é o momento de nos mantermos alertas dentro do assunto. 

A principal dificuldade que podemos verificar na tomada da decisão de um término de relacionamento é a disposição para deixar a outra pessoa ir, bem como o medo de seguir sozinho. O que precisamos entender é que terminar um relacionamento por estarmos insatisfeitos também é um gesto de amor. O amor que sentimos pela outra pessoa é manifestado na possibilidade da liberdade dela em buscar algo que deixe ela mais feliz enquanto estiver se relacionando com outra, bem como a busca pelo seu amor-próprio que elucida que você não merece ficar insatisfeito e semeando incertezas, dúvidas e outros sentimentos negativos em seu coração.


AMAR TAMBÉM É DEIXAR IR

Por mais gostoso que tenha sido estar naquele relacionamento, precisamos aceitar o fato de que ele já não é mais o mesmo, bem como seu término está próximo de se concretizar. Além disso, o entendimento de que não pertencemos a uma pessoa e ninguém pertence a gente também se faz necessário. Ninguém é de ninguém e nunca foi assim! O namoro é a união entre duas pessoas - por mais diferentes que sejam - que decidem enfrentar diversos problemas juntas e se colocam como importantes uma para as outra.

É necessário termos clareza de quando se torna necessário abrir mão de um relacionamento por algo maior. E nos perguntamos: a solidão é algo maior? Não! Estamos abrindo mão deste namoro pelo fato de que ele já não nos faz mais bem depois de inúmeras tentativas e isso não é sinônimo de solidão. Estamos praticando a autogentileza com nós mesmos, buscando desenvolver a nossa felicidade e dando o reconhecimento que merecemos. Talvez seja possível que, depois de um tempo, entremos no dilema se vale a pena ou não voltar para aquela antiga relação, mas precisamos dar um passo de cada vez e essa discussão fica apenas dentro daquela outra postagem (clique para acessar)

Terminar um relacionamento também é um gesto de amor pelo reconhecimento que adquirimos de que não estamos mais felizes enquanto casal e buscar a felicidade é algo essencial para ambos. Talvez a felicidade não esteja dentro deste namoro, mas em outros, e possibilitar que ambos se descubram com outras pessoas através de um ponto final na relação também é um gesto carinhoso de amor. Só não estaremos mais juntos, mas entendemos que aquilo não faz mais sentido para nós e precisamos buscar por algo que faça e nos deixe confortáveis com isto.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários