Entrada no mundo profissional: como funciona o estágio?

Série 'Good Trouble' (Foto: Freeform)

Algumas faculdades têm a política do estágio obrigatório, uma espécie de trabalho que é regulamentada por lei e promove que o estudante adquira conhecimentos da área em seus afazeres corporativos. Outras faculdades não consideram estágio como parte obrigatória e sim optativa do estudante, cabe a ele escolher se quer ou não fazer. Na postagem de hoje, falaremos sobre o primeiro estágio e como é o desenvolver neste processo bem como todas as suas questões burocráticas e os aprendizados que vamos desenvolvendo ao longo do período estagiado.


O QUE É O ESTÁGIO?

O estágio é uma etapa da vida que temos o contato direto com o mercado de trabalho, bem como a possibilidade de executarmos o conteúdo teórico adquirido na faculdade através do nosso profissionalismo. É a etapa de conciliar todas as nossas responsabilidades: a nossa vida pessoal, o mundo profissional e o ambiente acadêmico. Cada estágio tem uma característica específica. A primeira característica é a quantidade de horas diárias: existem empresas que estipulam que o estagiário trabalhe de quatro até oito horas por dia, isso depende de cada contrato, cada empresa, cada curso e cada faculdade.

Existem contratos que tem duração de seis meses até dois anos, dependendo exclusivamente das partes que assinarem este documento (você, a faculdade e a empresa). Existe também a possibilidade de renovação desse contrato quando a empresa faz um balanço de seus feitos no decorrer do período que você esteve por lá. Em resumo, caso você tenha sido um bom estagiário e tenha bom histórico de atuação, a empresa pode renovar seu contrato e você permanecer por mais um determinado tempo. Além da renovação, existe a possibilidade de efetivação dentro do estágio, isto é, você se torna registrado através da carteira de trabalho. Com isso, você consegue adquirir mais conhecimentos, tem mais autonomia para lidar com diversas situações do ambiente corporativo, recebe mais, tem mais benefícios se torna uma pessoa ainda mais responsável.


O PRIMEIRO ESTÁGIO

Diversas empresas contratam um estagiário se baseando no seu semestre da faculdade. São poucas as empresas que contratam alguém que esteja no primeiro ou segundo semestre: não é impossível, mas são raros os casos. Isso acontece pelo motivo de que os primeiros semestres são muito decisivos para o estudante e é neles que o graduando se descobre, fazendo com que muitas vezes abandone a faculdade por não sentir que está no curso certo. Para ter essa segurança, as empresas optam por escolher estudantes que estejam no segundo ou terceiro ano de sua formação. Assim, elas poupam tempo e já têm a segurança do estudante que está disposto em continuar naquela carreira, fazendo com que a empresa não corra risco de ser abandonada pelo estagiário.

Por isso, é muito difícil você conseguir um estágio logo no primeiro ano de faculdade. As empresas costumam olhar para o pessoal que já está entrando na metade do caminho. O mesmo acontece com o pessoal do último ano, apesar de terem a certeza de que querem aquele curso e que vão concluir naquele ano, as empresas optam por escolher pessoas mais novas por terem a possibilidade de fazer o estágio no período de dois anos, não apenas um ano ou menos tempo.

Para o pessoal que ainda está na metade da faculdade, conseguir um estágio torna-se mais fácil. Na verdade, seria fácil se os processos seletivos não fossem tão concorridos. Para você conseguir uma vaga de estágio, muitas vezes você passará por diversos processos seletivos que acabam se tornando cansativos afinal são muitas oportunidades e diversos “não“ que recebemos. De qualquer forma, a oportunidade de estágio chegará, basta escolhemos uma empresa certa e nos dedicarmos naquele processo seletivo.


DICAS PARA EFETIVAÇÃO

Para que você seja efetivado no seu estágio, o primeiro passo é manter-se informado sobre as possibilidades de efetivação que aquela empresa proporciona aos seus estagiários. Precisamos conversar com os colegas de equipe e entender suas trajetórias dentro da empresa, isto é, se eles foram efetivados e quanto tempo demorou para isso acontecer: foi no final do contrato, foi no início do contrato, como foi? Essas são as primeiras perguntas que temos que saber, afinal, é assim que entenderemos a dinâmica da empresa e se eles possuem um histórico efetivação com os seus funcionários.

Quando descobrirmos a possibilidade de efetivação, devemos nos comprometer para que ela aconteça. Como empresa jamais efetivará um funcionário que não está integrado ao time, que não cumpre com a suas obrigações e que não é pró ativo, precisamos ser o oposto dessas características negativas. Por isso, devemos espelhar o melhor de nós e todo nosso envolvimento com o projeto e demanda que estamos trabalhando. Assim como acontece nas entrevistas de emprego, precisamos nos destacar. Muitas vezes não somos uma única pessoa dentro das possibilidades de efetivação, para isso precisamos ser os melhores para que os coordenadores e gerência olhem para nós com esperança de dar continuidade na nossa carreira dentro daquela empresa.

Os nossos gestores sabem que estamos em um processo de aprendizado e que muitas vezes o estágio é a primeira porta para o mercado de trabalho, então não precisamos ter medo de perguntar. Ter o nosso gestor como aliado do nosso cotidiano é algo extremamente fundamental, tanto para que você auxilie ele nas demandas, como também para que ele saiba que você está sendo um bom funcionário e mereça essa efetivação. Devemos nos mostrar preparados e maduros para a efetivação naquela empresa e, para isso, devemos perguntar para o nosso gestor sobre a possibilidade de novas vagas. Com ele percebendo o nosso interesse, torna-se mais fácil a possibilidade de reconhecimento e efetivação naquela empresa.


ESTÁGIO x LAZER x ESTUDOS

Como dissemos nas postagens anteriores, a faculdade é um ambiente que a nossa responsabilidade deve ser carregada exclusivamente por nós mesmos. O estágio é uma outra etapa imensamente maior em questão de responsabilidade, principalmente quando temos que lidar com essa fase da vida pessoal em paralelo com a faculdade. Gastaremos várias horas do dia trabalhando e o restante estudando e, para isso, precisamos de disposição. Ter uma rotina é essencial para nosso bem estar. Respeitar os horários também é uma coisa que contará muito para nossa saúde mental. O estágio é uma fase que irá nos cansar imensamente e para isso precisamos estar dispostos a trabalhar. Temos que evitar ao máximo atender demandas fora do horário e nos dedicarmos exclusivamente ao estágio no nosso horário de trabalho, nada além disso.

Precisamos também ter uma rotina para as nossas horas de lazer, afinal, o homem também vive de ócio. Assistir filmes, séries, ir ao bosque, conversar com pessoas, sair para caminhar ou simplesmente tomar um ar são coisas que devem estar na nossa rotina diária para que possamos lidar positivamente com a jornada do estágio. Não podemos viver em função do estágio e devemos ter cuidado para não nos sobrecarregarmos com diversas demandas. Caso pareça alguma coisa muito sufocante, devemos pedir auxílio para nossos gestores para que nos orientem sobre a melhor decisão e atitudes neste momento delicado.


--

O momento de estágio em uma empresa é completamente agregador para nossa carreira, sendo uma oportunidade única para o nosso conhecimento no mercado de trabalho e primeiro contato bem sucedido. Devemos agarrar essa oportunidade e nos envolvermos o máximo possível quando estivermos estagiando pois será aqui que daremos os primeiros passos profissionais em nossa vida adulta. Na nossa próxima (e última postagem), falaremos sobre o final da faculdade: o famoso e tão temido TCC. Não vai perder, né?



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. Confira todas as postagens dessa coluna clicando aqui.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários