Estamos cercados por pessoas diferentes de nós e temos que conviver com todas as diferenças. Temos que ser maduros e não ligar para cor de pele, peso ou sexualidade da pessoa. Ninguém é igual a nós. A chance de termos um amigo que tem alguma característica diferente da gente é grande. Ser homossexual é algo comum e é normal que seu amigo não curta as mesmas coisas que você.
Se você desconfia da sexualidade dele, nunca o provoque. Você pode questionar uma ou duas vezes, mas não pode ficar acusando e usando adjetivos ofensivos. Se ele realmente for homossexual, ele dificilmente vai contar isso para você de imediato, e se você ficar insistindo em apelidos e palavras de baixo calão, ele irá se sentir magoado. Vocês são amigos, ninguém pode fazer ninguém se sentir mal propositalmente.
Se ele for diferente de você e revelar isso para você, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que ele gosta muito de ti. Ele não gosta amorosamente, e sim como amigo. Contar isso exige uma confiança imensa e é exatamente o que ele está depositando em você: confiança, talvez você seja a única pessoa que ele possa confiar. Não é pelo fato dele se sentir atraído pelo mesmo sexo que ele necessariamente irá gostar de você. Ele gosta de homens, e você de mulheres. Nada anormal.
Leve a sério, principalmente se ele compartilhou isso só com você. Muitos rapazes que passam por isso têm medo de contar para outras pessoas e ser rejeitado. Ele te contou isso, ainda com medo, por que acredita que você não irá abandonar ele por nada, afinal, vocês são amigos, não?
Esqueça todos os estereótipos de gay que você tem em sua cabeça, todos são diferentes. Uns gostam de música pop e outros passam longe disso, gostando de forró ou até mesmo rock. Além disso, não é todo gay que é interesseiro, ladrão ou promíscuo. Não é todo gay que gosta de cozinhar ou de moda. O seu amigo é um homem e é gay, só isso. Você não tem amigos que gostam de futebol e outros que não? As pessoas são diferentes e não estão encaixadas nas regras dos estereótipos.
O que as pessoas irão pensar se ver você andando com ele? Podem pensar o que quiser, mas se coloque no lugar do seu amigo e pense como ele se sentiria por perder uma pessoa que ele considera muito por que não consegue conviver com uma simples orientação sexual. Defenda seu amigo, qual é o problema de ter um amigo homossexual? Não seja covarde, ele é seu amigo e precisa de você.
O seu amigo é seu amigo, não esqueça disso. Não é pelo fato de que ele quer sair com você que ele está interessado em te namorar ou em sexo. Ele pode até estar, mas você, se não quiser, pode seguir em frente ou dar um fora, da mesma forma entre um homem e uma mulher. Ele quer a sua companhia, ele quer ficar perto de você, ele quer conversar e rir, ele quer a sua amizade, a sua presença.
Você pode ter desconfiado da sexualidade dele ou não, mas isso não importa. Ele te contou um segredo e é a mesma pessoa de antes, você só teve o privilégio de saber uma informação que não são todos que sabem, por que seu amigo te valoriza e confia em você.
Tenha cuidado e moderação com as suas piadas, pois algumas podem ser ofensivas. Questione ele, se julgar necessário, se algo que você diz o incomoda. Além disso, não o culpe por demorar para te contar. Isso é um peso e não é fácil de ser contado para ninguém. Apoie ele acima de tudo, amizade é sinônimo de dar apoio, amigos estão presentes para um ajudar o outro.
Pergunte quem já sabe do segredo dele. Você pode não ter sido o primeiro a saber, e isso não é algo ruim. Ele pode não ter achado a oportunidade certa para te contar. Não é frescura, é a confiança que ele precisa despertar nele mesmo, e ter uma confiança de sua parte.
Você não pode tratar ele melhor, nem pior. Ele é seu amigo, trate ele da mesma forma que você sempre o tratou. Ele gostar de pessoas do mesmo sexo não deve mudar nada na relação de vocês. Ele é seu amigo, continue sendo o dele. Tenha em mente que ele gosta muito de você, se não gostasse, não contaria esse segredo. Você é um bom amigo?
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Um amigo do colégio se afastou de mim porque dei indiretas que eu gostava dele. Fiquei muito mal porque éramos grudados e ele dava entender que tb era gay. Na verdade ele não era meu amigo. Se afastou completamente a ponto de minha família que não sabe de mim me questionar. Passaram-se anos, ele casou teve uma filha e anos depois se divorciou. Está sozinho a muito tempo. Tenho pena dele mas seu orgulho e preconceito nos asfataram. O tempo passou e vasculhei a internet e vi quão feio e acabado ele está agora. Tenho apenas pena dele, mais nada. Hoje num mundo moderno creio que isso não aconteceria porque noto que os homofobicos na verdade escondem dentro de si um medo imenso de serem felizes com outro homem. Não se assumem pra si mesmos e morrem na sua ignorância. Sejamos felizes e para gente homofóbica só nos resta rezar e esperar, porque o tempo mostrará quão errados foram, mas as marcas que deixaram os isolarão da gente e do mundo. A beleza externa acabará junto com os anos de tal forma que seus feios corações externarão isso para sempre. Não tem volta principalmente porque o amor, se chegou em suas vidas, veio tarde.
ResponderExcluirPassados 24 anos, um professor de Faculdade encontrou um colega de trabalho, meu xará e, disse que me amou, que eu não era tão bonito, mas inteligente e agradável ao conversar! Como ele me descreveu, meu colega disse: "conheço seu amor"! Emocionado, meu ex professor disse: "Não tivesse sido heteronormativo, poderia ele ter sido meu marido e colega, também, no escritório que possui"!
Excluir