![]() |
Série 'Under the Dome' (Foto: Cort Fey) |
Pessoas orgulhosas são as mais comuns na sociedade. Lidar com elas pode parecer a coisa mais difícil do mundo, mas existem soluções para que a situação se torne mais fácil. Ser orgulhoso também não é fácil, mas existem barreiras que podem ser quebradas para diminuir tais atitudes.
O primeiro passo é identificar um indivíduo orgulhoso. Suas principais características são: opinar em tudo, discutir agressivamente em situações que não merecem tanta atenção, querer que tudo aconteça do seu jeito e se mostrar independente não pedindo ajuda para seus amigos. Atitudes como não pedir desculpas estando arrependido ou não por achar que é algo humilhante, seguir a vida fingindo que nada aconteceu após algum estresse e não reconhecer ou aceitar seus erros quando apontados são as mais recorrentes, caracterizando alguém como orgulhoso.
LIDANDO COM UM ORGULHOSO...
Lidar com uma pessoa cabeça-dura pode parecer algo bem difícil, como mencionado acima. A verdade é que realmente é difícil, mas não impossível. Você deve colocar em sua cabeça que uma pessoa orgulhosa é uma pessoa problemática. Como esse indivíduo está presente em sua vida, você deve fazer o possível e impossível para ajudá-lo. Melhore o humor do arrogante. Seja generoso, mesmo que o sujeito não mereça, isto fará com que as coisas sejam modificadas.
A teimosia do orgulhoso em questão não significa nada. Dê razão para ele mesmo que em sua cabeça não seja certo. Isso fará com que ambos superem o assunto em questão e sigam em frente. Se você estava certo no momento, essa razão virá com o passar do tempo e ficará clara para todos. Além disso, se você ficar magoado com alguma coisa, mentalize que você tentou. Os orgulhosos não conseguem reconhecer nossos esforços com facilidade. Eles também podem estar gratos pelos seus gestos, mas não conseguem expressar com tanta aptidão.
Entenda seu limite. A relação é entre você e uma pessoa orgulhosa. Se em algum momento você acha que não consegue mais ficar preso a isto, procure uma maneira educada e discreta de se afastar temporariamente. Você deve amar a pessoa em questão; se afastar de alguma forma por um tempo fará com que você descanse um pouco e pense em alguma outra atitude viável para melhorar o comportamento da criatura em questão. É essencial que você entenda o comportamento do outro, mas também, não pode deixar que isso afete sua saúde mental. Compreenda seus limites.
LIDANDO COM O PRÓPRIO ORGULHO...
Ser uma pessoa humilde é a sua meta de vida, que é o oposto de uma pessoa orgulhosa. Uma pessoa humilde é alguém que consegue entender o que está certo ou errado, que conversa abertamente sobre qualquer assunto escutando e opinando sobre todas as visões de forma controlada e cortês.
O primeiro passo é reconhecer em quais momentos de sua vida o orgulho fala mais alto. Se conheça perguntando a si mesmo se consegue aceitar críticas que a sociedade faz sobre você sem se alterar, se é capaz de pedir desculpas quando está errado sem abaixar a cabeça ou se reconhece os gestos carinhosos que os outros fazem por ti. Se em algum momento a resposta foi negativa significa que você é orgulhoso.
Após identificar onde que o orgulho fala mais alto em sua vida, peça ajuda aos seus familiares e amigos. Pergunte como ser mais humilde, questione o que mais os incomodam e tente chegar a alguma solução com eles. Esteja disposto a ouvir e ser criticado. Respeite o tempo de fala do indivíduo que te critica e abaixe a cabeça para absorver o que ele fala. Exponha seu lado e trabalhem juntos em mudanças que farão você ser uma pessoa melhor.
Coloque em sua cabeça que humildade gerará amor e respeito enquanto o orgulho gerará sentimentos negativos. É muito melhor que você seja amado do que odiado. Pense: as pessoas sempre querem o melhor para vida delas, se você não consegue ser bom, qual a chance de elas continuarem lutando por você? Abra mão do orgulho sem ter vergonha que isso só trará coisas boas para si mesmo.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.