Amor ou carência? O que estou sentindo?

Série 'The Vampire Diaries' (Foto: Paul M. Sommers)

A maior missão de toda a humanidade é encontrar alguém para amar principalmente se acontecer uma história de amor como nos filmes. Passamos semanas pensando na existência de alguém para assistir Netflix conosco embaixo das cobertas em uma tarde fria, buscando na nossa imaginação alguém que nos ajudará na resolução de muitos problemas, que pedirá auxílio em outros e que passará o dia inteiro fazendo carinho em nossas mãos. Imaginar coisas fofas é normal para qualquer ser humano.

Se apaixonar por alguém pode ser uma experiência totalmente dolorosa, mas, cheia de aprendizados. Quando nos apaixonamos, entendemos cada vez os quão capazes somos de mudar uma situação. Assumir o amor e receber um beijo ou um fora é um momento que será guardado e usado como modelo em experiências futuras, se houverem.

Conhecer alguém, ficar com a imagem deste alguém na cabeça, pensar constantemente nele, passar noites em claro conversando por chamadas de áudio ou vídeo e ficar agoniado esperando a resposta demorada de uma mensagem que enviou são fases de uma paixão. Será que isso é mesmo uma paixão, ou é uma carência que está dentro de nós?

De acordo com os dicionários, ter necessidade afetiva ou falta de algo necessário é o significado de carência. O que pode justificar uma carência é o fim de um namoro, muito tempo sem ficar com alguém ou nunca ter feito parte de um relacionamento amoroso. Estar gostando de alguém após ter saído de um relacionamento, por exemplo, não é, necessariamente, carência. A chance de ser é alta, mas também pode não ser.

A carência e o amor surgem da mesma maneira, porém o resultado final é diferente. Quando você está carente, você sempre estará procurando alguém para substituir e/ou ocupar alguma posição em sua vida. Quando você está apaixonado, o sentimento pela pessoa surge do nada e sem nenhuma explicação, você quer que ela ocupe alguma posição em sua vida, mas não vai se incomodar se ela não ocupar e, mesmo levando um fora, não vai sair desesperado atrás de outras pessoas.

Uma outra forma de diferenciar esses sentimentos é se perguntando quantas vezes você já se apaixonou por uma pessoa diferente em um ano? Se a resposta for mais de três, provavelmente significa que você está carente. A busca pelo amor verdadeiro em aplicativos de namoro comprova isso. É fato que existem pessoas que se conheceram através de um bate-papo virtual e tiveram romances posteriormente, contudo, ambas estavam carentes, começaram a ter uma química e tiveram sucesso na relação.

Quando uma pessoa está carente, sua principal tendência é sair buscando alguém para ocupar um lugar. É fato que você não vai encontrar alguém ficando somente em casa, mas quando encontrar e surgir uma paixão, essa paixão será do nada. O indivíduo apaixonado fica confuso sobre a pessoa na qual se apaixonou e sente inúmeras borboletas em seu estômago. Diferenciar carência e amor é algo complexo, porém necessário.

Temos que entender que as pessoas aparecerão em nossas vidas por simples contatos. O amor pode surgir através de uma amizade, por exemplo. Ambos passam muito tempo juntos e acabam se apaixonando. O amor não surgirá se você sair buscando por alguém. Por mais que busquemos e mesmo que encontremos, se não estivermos apaixonados de verdade, cansaremos desse falso amor. Toda a vontade de beijar o "amado" se perderá com o tempo. 

Temos que ter uma visão crítica sobre nós mesmos e entender que se apaixonar é algo comum e pode acontecer. As vezes pode ter sucesso como também, pode não ter. Estar carente é um estado que nos fará caçar uma pessoa para ocupar um espaço em nossa vida, principalmente depois de alguma decepção amorosa ou de uma solteirice que ainda não foi preenchida.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários