Entrar em uma faculdade é uma fase que causa frio na barriga
de muitas pessoas, se não todas. Sair de um ambiente tão conhecido e acolhedor,
como a escola, para ir para um outro que é totalmente misterioso é o que causa
a maior insegurança e terror. Essa é a hora do começo da independência na vida
de um jovem. É fato que a transição do colégio para a faculdade é assustadora,
mas não é impossível de ser enfrentada. O manual a seguir tem como objetivo te
instruir para essa nova etapa de sua vida.
Antes de tudo tenha em mente que o nome da sua faculdade não fará o seu futuro. Quem fará seu futuro é você. Não podemos tirar de pauta que existem universidades que oferecem grades curriculares melhores que as outras, mas o protagonista de um curso sempre será você mesmo. Não adiantará cursar a melhor universidade do país se você não é dedicado.
A faculdade te trará novas pessoas e de todos os jeitos. É lá que você entrará em uma outra realidade com a maior diversidade de pensamentos perambulando no campus. Na época de escola o convívio acontecia com o pessoal do bairro, mas o ensino superior te trará pessoas de várias cidades, de várias classes sociais, de várias ideologias e todas essas diferenças ampliarão seu círculo social e noções de vida.
Não importa em qual faculdade você entre (se for pública ou particular), mas sempre existirá alguém que terá o nariz em pé, que irá querer passar por cima dos outros e sempre se mostrar o melhor. São pessoas desumildes e que podem até ter muito dinheiro, mas tem pouco coração. A dica é se afastar de todas elas!
A escola de ensino superior te trará muita maturidade. Isso é dito já que toda a responsabilidade é jogada de uma só vez no ombro do universitário. Você será um adulto e terá que lidar com isso. Aprenda a controlar seu tempo, saiba que todos te tratarão como adulto e não adiantará chamar os pais para te defender. Você terá que aprender a se defender sozinho em situações de saber dialogar com o professor e com a secretaria, por exemplo. Vale lembrar que é sempre dialogar e nunca brigar. Se você tiver o azar de pegar um professor carrasco, poderá sofrer muito com isso. Ele pode pegar ranço sem sentido e te reprovar por uma simples crítica, principalmente se for uma universidade pública. Nesse assunto você precisará de atenção redobrada! E tenha ciência que o professor dará aula para centenas de alunos, não só para você. A relação de vocês será muito mais profissional do que pessoal.
Você será independente e arcará com os bônus e ônus disso. Não será mais necessário pedir permissão para ir ao banheiro, você pode ir a hora que quiser. Escolha o momento que julgar mais adequado e vá. Também não existirá inspetores te avisando para entrar na sala de aula. As aulas terão horários marcados e você escolhe se irá comparecer ou não, mas tenha cuidado para não estourar o número de faltas.
Chegará a hora de focar nos estudos. Se você já fazia isso com cautela no colégio, o foco deverá ser redobrado. No começo vão chover toneladas de gotas de conteúdos universitários em você e não existirá guarda-chuvas para te proteger. Isso tudo é uma questão de pegar o ritmo das coisas assim, no futuro, você se sairá bem. Não jogue tudo para o alto, lute!
Suas notas serão números, somente. Seu esforço não irá substituir a nota final. Não adiantará choramingar para os professores pedindo um décimo que eles não darão. Sua demonstração de participação e de progredir podem contribuir para que o professor te ajude a alcançar bons resultados, mas ele não te premiará com isso. Tome cuidado com suas primeiras notas, elas podem ter grande influência em suas notas finais.
Busque por amigos antes mesmo de começar as aulas! Entre em grupos de Facebook de sua faculdade para procurar novos colegas. Sempre existirão grupos recrutando bixos para participar das atividades receptivas, como os trotes. Os bixos, também chamados de calouros, tendem a ser bem acolhidos em sua maioria.
O ponto principal é que a faculdade não é a parte dois do colégio. Nos tempos de adolescentes o estudo era para passar de ano e agora, como estudante universitário, o estudo é para o destino de nossa vida profissional. A maioria das coisas que fizermos na faculdade será para o nosso futuro e estudar é uma delas. É nesse ambiente que a base da carreira que você for seguir será construída; se não levar essa fase a sério, você sofrerá com as consequências lá na frente.
A responsabilidade e maturidade estarão batendo na porta e dirão que você é um adulto. A hora de monitorar sua vida chegou no ápice. Não tenha em mente estudar todas as horas do dia, seja uma pessoa saudável também. Saia com os amigos, participe de festas, faça atividades físicas e se alimente bem. Sua sanidade mental será essencial para continuar em busca de seu futuro. Não desista, por mais que as notas estejam ruins. Lute e enfrente esse novo mundo como um bom soldado. Se mostre capaz de superar barreiras. Se você conseguiu chegar até aqui, por que diabos não passaria adiante? Se esforce, se dedique, tenha empenho e estabilidade mental.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.