Saindo do armário e contando para os pais

Série 'The Fosters' (Foto: Freeform)

Se assumir para os pais é um momento muito delicado na vida de um jovem. Os pensamentos são numerosos e transbordam em quantidade. Será que os pais vão aceitar? Será que vão reprimir? Ter vergonha do filho? Espalhar para a família inteira? Chorar desesperadamente? Entender? Essa é a hora que o cérebro entra em estado de pânico e você só quer ser um avestruz para colocar a cabeça debaixo da terra e nunca mais tirar.

O primeiro passo você já fez: conhecer sua sexualidade e assumir para si próprio. Agora você quer dar um passo além e contar para seus pais. Coloque na sua cabeça que você está tendo uma atitude muito corajosa e que muitas pessoas do século passado morriam com esse segredo e não conseguiam aproveitar sua vida. Tenha em mente que os tempos mudaram e que as pessoas estão com uma mente mais aberta que nos anos anteriores. Não se iluda achando que são todos que têm a mente ampliada já que não são. Saiba que ao contar a sua opção sexual para seus pais vai te fazer uma pessoa mais feliz no futuro. Depois de contar, você não precisará mais viver na escuridão de um armário sombrio e cheio de pó.

Antes de tudo pressinta como seus pais reagirão. Você convive com eles desde que nasceu e já pode ter uma base para ter uma ideia se eles aceitarão ou não. Se você estiver muito inseguro e achar que não vão aceitar em hipótese alguma, guarde esse segredo até você ter uma estabilidade financeira para estar preparado para o pior.

Caso ache que eles reagirão bem, chame eles e converse sobre o assunto. Seja sincero. Se quiser contar para um de seus irmãos ou primos para que estes primeiros estejam com você na hora de contar para os seus tenebrosos ascendentes e te ajudem nessa hora, é melhor. Assim, seus pais verão que você não está sozinho e já conseguiu um pequeno apoio e, além disso, a pessoa que estiver ao seu lado pode mostrar isso é normal e que você não mudou a pessoa que era antes da bomba do milênio.
Diga a eles que você os ama e que quer se aproximar mais ainda, por isso está contando isso. Apele para o seu emocional: fale também o quanto você sofre guardando isso e o tamanho do medo que tinha deste dia que chegou. Dê a notícia, seja sucinto e gentil.

Essa notícia pode ser um choque até mesmo para os pais mais liberais do mundo. Isso acontece pelo fato deles fazerem planos para nós. É inevitável uma mãe não pensar em ser avó e quando ela vir que isso não é possível, fica triste. Cabe a você ir amenizando essa tristeza com o tempo e explicar que é possível sim, só não das maneiras tradicionais.

Espere que o tempo dirá. O dia em que você revelar essa notícia vai ser bem nublado para todos em sua casa. O dia seguinte pode ser melhor ou continuar na mesma, mas o tempo fará com que a mudança ocorra. Os seus pais precisam de tempo para processar essa grande revelação. Quando eles forem pedir sua ajuda para perguntas, seja sincero e responda todas. Compreenda que para você é difícil, mas para eles é mais ainda e dê o tempo ao tempo.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários