Coisas que todo mundo que começou a namorar deveria ler

Série 'Skam France' (Foto: France TV Slash)

Depois do início de um namoro as coisas parecem ser mais simples e felizes, mas será que são mesmo? Nessa postagem temos um mini manual para você que começou a namorar. Trouxemos três situações específicas: sua relação individual com o(a) namoradx, com a sua família e com seus amigos. Se todo mundo namorasse e seguisse essas regrinhas, tudo estaria perfeito, não é mesmo? Você vi começar a namorar ou iniciou um relacionamento recentemente? Essa postagem é exclusiva para você!


PARA VOCÊ E O(A) NAMORADX

- A primeira regra é ser você mesmo. Nunca mude só para agradar o parceiro. Atente-se que eu disse para não mudar para agradar: é óbvio que você pode conhecer coisas novas e gostar delas, isso não está em discussão. Estamos falando de mudar sua rotina para que se encaixe na do outro como deixar de fazer algumas coisas ou se prejudicar por isso. Não minta, não exagere e utilize sempre da sua sinceridade. Você quer que o outro lado seja sincero ou mentiroso? Sincero, obviamente. Use a sua sinceridade para obter a outra sinceridade como resposta.

- Saiba colocar na balança os pesos da realidade. Você está entrando em um relacionamento e não conhece a pessoa por inteiro. Entenda o outro lado e veja se é esta pessoa que você quer amar. A maioria dos namoros quando vão acabar, acabam no primeiro ano, que é o período que ainda ambos estão se conhecendo. Estabeleça limites e não faça nada que não queira. Seja emocional e racional ao mesmo tempo, não se cegue com a própria realidade e tente se manter no caminho mais saudável para si.

- Respeite o outro lado: não é pelo simples fato que vocês estão namorando que a atenção deve ser exclusivamente voltada para você. Ambos possuem uma vida com outras obrigações e respeitar o tempo é necessário. Não tenha paranoias de ficar olhando se está online ou offline no aplicativo de mensagens diretas e não crie fantasias que não existem. Vocês são um casal, mas com duas vidas diferentes: cada um tem o seu tempo para fazer as suas coisas.

- Confie. Todo relacionamento amoroso é regido por uma corda chamada confiança em que os dois lados puxam. A partir do momento que você cede essa corda, não tem motivo para continuar no relacionamento. Você pode apresentar o maior nível de desconfiança possível, mas nunca invada as redes sociais sem permissão e deixe ele viver a vida dele. Vocês são um casal, mas ter planos individuais é parte disso tudo também: ele pode sair com amigas sem você estar inclusa, ela pode ter um melhor amigo e tanto faz! O namoro não condiz com exclusividade.


PARA VOCÊ E FAMÍLIA

- Contar para a família que está namorando é uma parte necessária do relacionamento. Programe-se para contar sem a presença de sua paixão e solte os verbos. Não precisa de uma cerimônia para isso, é só um anúncio. Conte com seus pais para tudo, eles querem seu melhor. Entenda as medidas que eles têm de segurança que podem ser chatas, mas é para seu bem: eles te amam e querem te proteger, mesmo não existindo uma ameaça concreta.

- Levar para casa é tão fofo! Os dois na mesma cama assistindo séries e comendo chocolate dentro de um cobertor é um sonho que todo casal deve ter. Tenha cuidado pois existem limites. Ao menos que você tenha uma casa própria, não pule esse tópico. A casa não é sua e sim de seus pais. O quarto pode ser seu, mas está dentro da casa de seus pais; logo não é seu. Respeito em todos os cômodos é necessário. Se seus pais falarem que a porta tem que ficar aberta, não discuta, apenas faça. Tenha bom senso pra não fazer coisas muito abusivas: um beijo é algo privado e não público para ficar expondo.

- Apresentar para outros familiares também é um capítulo do livro de namoro. Além de formular isso para os tios e primos, você possui uma válvula de escape para sair com os pais: se o almoço de domingo estiver chato, você tem alguém para conversar. Converse antes com seus pais sobre e depois faça. Pergunte também se seu(ua) love está interessado em ir: elx pode não se sentir confortável nos primeiros meses para isso.


PARA VOCÊ E AMIGOS

Nunca abandone seus amigos. Amigos são aqueles que te acompanharam em alguma fase da vida e querem estar presentes nesse seu momento feliz. Não deixe de responder mensagens só por estar na presença do parceiro. Não deixe de compartilhar sua vida com eles, continue contando todas as coisas (além do namoro) e mantenha o laço sempre saudável e próximo.

- Apresentar o(a) namoradx para os amigos? Sim! Quem sabe eles também virem amigos? Isso seria o máximo! Mas nunca seja exclusiva(o): coexistir com amigos e namoradx é possível e deixar os dois no mesmo patamar é necessário. Não fique se beijando a todo momento e não fique com piadas internas (de amigos ou de namoradx) fazendo com que o terceiro lado fique com um grande  ponto de interrogação na cabeça. Se você apresentou ambos os lados, quem tem a responsabilidade de integrá-los é você.

- Beijar o(a) namoradx é bom, mas... não exceda. Ao menos que seja um encontro duplo, triplo duodécuplo ou cêntuplo. Beijos excessivos na companhia de outra pessoa são desconfortáveis. Não é nada convidativo ficar vendo duas pessoas se beijando na sua frente sem parar: é constrangedor! Não faça isso abusadamente.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários