![]() |
Filme 'O Espaço Entre Nós' (Foto: Diamond Films) |
Você já parou para pensar no quão bela é a sua vida? Já parou para pensar em quanta sorte você tem? Eu posso garantir que você é muito sortudo e que sua vida é linda. De fato, existem momentos tristes e desesperadores na nossa trajetória, mas existem momentos belos e é eles que serão destacados nessa postagem: embarque nesse texto para dar valor ao que você talvez nunca tenha parado para pensar no quão importante possa ser.
RECLAMAR MENOS
Nunca estamos satisfeitos com nada; sempre tem alguma coisinha que vai ser motivo da nossa reclamação, da raiva e das lágrimas. E todos temos direito de fazer tudo isso, mas é interessante entender que isso mais prejudica do que ajuda. Reclamar um pouco de vez em quando é bom, desabafar com alguém é importante para lavar a alma e abrir os olhos para muitas situações. Reclamar demais, todos os dias, é uma atitude errada de quem não consegue enxergar, dialogar e compreender seu lado interior.
Quando uma pessoa reclama sempre da mesma coisa, dificilmente ela está trabalhando para deletar o motivo da reclamação. Temos que botar em pauta duas coisas: querer mudar e mudar de fato. Querer mudar é uma coisa que todo mundo quer e sempre vai reclamar de seus obstáculos para não realizar a mudança; mudar de fato é quando alguém olha para os obstáculos e dribla eles (pode demorar, mas a pessoa não está imóvel no mundo).
Qual o motivo de tantas reclamações? É que é bem mais fácil reclamar do que mudar. É muito mais fácil se manter no mesmo discurso com as mesmas chatices para os amigos, é mais fácil colocar a culpa em tudo e em todos, é mais fácil ficar falando mal da vida... Sempre esses são os caminhos mais fáceis. Falar dos nossos problemas, ser a vítima e aceitar que a vida não tem sentido é muito mais fácil do que ter criatividade e coragem para embarcar em novas viagens. E a melhor solução para que paremos de cair sempre na mesma história é a de colocar gratidão, flexibilidade, deslocamento, paixão e amor em nossas mentes.
AGRADECER MAIS
Nós sempre ficamos no mais básico e simples, que é o ato de reclamar de alguma coisa que está indo contra o que desejamos, mas cuspimos no prato que comemos e que diz muito a respeito sobre nossa trajetória. A gente sempre está ignorando tudo de bom que a gente recebeu: nossos aprendizados, sabedorias, pessoas e laços. Posso garantir que ignorar essas coisas, que são maravilhosas, nos deixam pessoas mais amargas e acomodadas nos resmungos.
A vida não é uma caminhada sem sentido, mas a gente sempre faz com que isso aconteça. A verdade é que a vida é incerta e possui inúmeras bifurcações para que possamos explorar e encontrar a felicidade em muitas delas. É óbvio que algumas vezes iremos bater a cara, mas sempre temos que estar dispostos a conhecer coisas novas e sair desse comodismo mental.
Toda mudança começa dentro do indivíduo e se você começar a analisar a sua vida com mais carinho, as coisas vão melhorar e os motivos para reclamar irão desaparecendo. A gente reclama tanto que esquece de perceber que não são essas grandes frustrações que atribuem significados aos dias: o que colore o dia são as coisas pequenas. O simples fato de você ter acordado hoje já é um ótimo motivo de felicidade. Por mais que nem tudo esteja um verdadeiro mar de rosas, estar acordando e respirando é muito bom. Muitas pessoas vão dormir e, simplesmente, não acordam mais... E elas queriam continuar vivendo. É muito egoísmo da nossa parte não agradecer o simples fato de estar vivo.
Agradecer por ter dormido em uma cama, por ter café da manhã para tomar, pelo bom dia que recebe das outras pessoas, pelo amor que recebe dos outros, pelo emprego que tem, pela vitória de ser rico. E não digo rico financeiramente, mas sim, emocionalmente. Somos ricos com todas essas pequenas coisas que devem causar a reflexão em nós mesmos e ver que a vida é muito boa.
Quando a gente reconhece as coisas boas que acontecem em nossa volta, ficamos muito felizes conosco. E quando estamos felizes conosco, esse sentimento transborda e contagia as pessoas à nossa volta. Devemos ser felizes agora, sorrir agora, gostar mais de nós mesmos agora e cuidar de nosso corpo e mente agora. O que importa é o agora. Nós temos a escolha de conseguir tudo isso. Nós escolhemos se iremos sorrir num dia ou não, nós escolhemos se trataremos alguém com carinho ou não. Assim como nós escolhemos dizer "não" para tudo que nos afeta negativamente, incluindo nossas reclamações. A vida é bela, basta tirarmos a venda que cobre nossos olhos e passar a enxergar o mundo colorido em que vivemos. Mude sua postura, sorria e viva o agora.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.