Amigos de verdade contamos nos dedos da mão?

Série 'Friends' (Foto: NBC)

Você tem redes sociais? Vivemos em um mundo em que é difícil estar desconectado do mundo online. Quantos amigos ou seguidores você tem em suas redes sociais? Muitos, não? Agora quantos amigos de verdade você tem? As amizades que não deram certo são amizades falsas? Essas são perguntas que serão respondidas ao longo de nosso texto e exige que você, leitor, abra seu coração e expanda sua visão em relação aos conceitos de palavras que usamos de forma errada em situações erradas.


FILOSOFANDO...

Zigmunt Bauman foi um filósofo que defendia o conceito de Modernidade Líquida. Dentro desse conceito, Bauman dizia que vivemos em uma época de crises: a nossa sociedade é totalmente de imagens e totalmente excludente, as relações pessoais são frágeis, os seres humanos tornam-se automáticos, padronizados e inanimados. Tudo é menos concreto e mais líquido, mais incerto e totalmente duvidoso.

Tendo em vista o pensamento desse grande filósofo, é possível afirmar que quando falamos de amizades, estamos falando de uma Modernidade Líquida. Isso significa que as relações são menos duradouras e mais frágeis. Exemplificando, quando terminamos uma amizade com alguém é difícil que tentemos conversar cara-a-cara com a pessoa: simplesmente tentamos uma vez por um aplicativo de mensagens e, se não dá certo, removemos ela como amiga nas redes sociais e tiramos seu acesso de tudo que é nosso. Se encontramos a pessoa no mundo real, evitamos contato visual e tentamos ficar o mais longe possível quando estamos no mesmo ambiente. E esse é o caminho do fim da amizade moderna frágil.

Nem sempre as amizades acabam com uma briga. Muitas vezes elas se apagam com o afastamento de ambas as partes, independentemente do motivo: terminou a escola ou a faculdade, se mudou ou simplesmente o assunto acabou. O término de uma amizade fazendo com que um grande amigo passe a ser somente um amigo, depois um conhecido e depois um estranho também é completamente comum. E isso também é sinônimo de relação frágil. Relações que não são frágeis duram, independentemente de qualquer coisa.


AFINAL, O QUE É AMIZADE DE VERDADE?

Muitas pessoas dizem que uma amizade verdadeira é aquela que dura até o fim da vida. Isso é uma grande mentira. Nós temos uma vida que se divide em muitas etapas e cada pessoa tem sua forma de dividir. A divisão mais habitual é a de: infância, escola, faculdade, trabalho e outras classificações. Ao longo dessas fases, adquirimos amizades por convivência e poucas são levadas para a próxima fase. Por exemplo, fazemos muitos amigos na escola, porém quando ela acaba, poucos laços continuam imutáveis. Isso não significa que as amizades não eram verdadeiras e nem que a relação era baseada em falsidade, significa que durou somente por aquele tempo.

Amizade verdadeira não é aquela que vai durar pelo resto da vida. Amizade verdadeira é aquela que vai estiver acontecendo sempre que você precisar de algo e o amigo te ajudar enquanto existir o pilar de presença. Vamos lá, as pessoas se afastaram por um motivo qualquer, mas isso não significa que a amizade não foi verdadeira enquanto durou. Foi verdadeira sim, só chegou ao fim. Ou a um intervalo, se preferir.

Isto é, fazemos muitos amigos ao longo da vida e uma porcentagem razoável deles é de amigos de verdade. Eles só não estão presentes em todas as fases de nossas vidas, mas foram amigos enquanto o vínculo afetivo existia. Antes da separação um confiava no outro e um podia contar com o outro e isso é sinônimo de amor dentro de uma relação, tornando ela verdadeira.


MUITOS AMIGOS NAS REDES SOCIAIS, POUCOS FORA DELAS

Temos o costume de adicionar muitas pessoas nas redes sociais: conversamos com alguém por dez minutos e já enviamos um pedido de amizade. As redes sociais classificam essas pessoas como amigos, mas não são amigos-amigos. É só uma classificação da rede social. Temos que ter a maturidade para saber quem realmente são (ou foram) nossos amigos de verdade. E para isso é só analisar a trajetória de nossas vidas, analisar os comportamentos das pessoas e ver se eles nos fazem (ou fizeram) felizes.

As redes sociais reúnem nosso círculo de amigos, família e conhecidos. O número de pessoas adicionadas é alarmante por isso. Você pode ter centenas de amigos adicionados, mas isso não significa que essas pessoas não são verdadeiras. Boa parte pode não estar ativa na nossa vida no momento, mas já estiveram e já tivemos alguma história com elas. Em algum momento a amizade em algum dos casos existiu e foi de verdade. As pessoas podem não estar mais presentes no momento, mas foram amigos de verdade sim. Então não contamos os amigos de verdade só nos dedos da mão. Podemos contar os amigos atuais, aí sim, mas não podemos esquecer os que compuseram a trajetória da nossa vida e descartá-los de nossos pensamentos.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários