Mudanças na vida: como enfrentá-las?

Série 'Anne with an E' (Foto: Netflix)

A vida é cheia de mudanças, né? Quando traçamos o nosso objetivo em uma linha reta, minutos depois essa linha se ramifica em dezenas de novas possibilidades. E nós devemos escolher a que mais se adéqua ao momento e nos adaptarmos a ela. A maioria das vezes é difícil lidar com a nova mudança, seja ela em qual aspecto for: a nossa personalidade está acostumada com uma rotina específica e, repentinamente enfrentar algo que era impensável nos deixa um pouco (ou muito) confusos.


NÃO ESTAMOS NO CONTROLE DE TUDO

A vida é nossa e podemos tomar as decisões que queremos, mas não controlamos absolutamente tudo o que vivemos. Nós não escolhemos receber uma oportunidade de promoção no trabalho, ou até mesmo uma demissão, levar um fora de um namoradinho, fazer com que sujemos a roupa branca com a chuva. Mas temos o poder de aceitar ou recusar todos esses acontecimentos inesperados: aceitar a promoção e migrar para o novo cargo, entender a demissão e buscar um novo emprego, se lamentar pelo namoradinho e partir para outro ou simplesmente lavar a roupa branca que a chuva sujou.

Todos nós estamos sujeitos ao inesperado, seja ele positivo com boas vibrações ou negativo com grandes frustrações. E precisamos entender que qualquer mudança trará inovações, novas ideias e, principalmente, o nosso amadurecimento. Temos que ter esses fatores em nossa mente para que a mudança enfrentada não seja muito sofrível e não traga muitas angústias.


TEMOS MEDO DO NOVO

Por que não dar logo o primeiro passo na mudança de uma vez ao invés de se prender no que temos hoje? Nós temos medo do desconhecido: tudo o que é novo para nós temos uma impressão negativa e ficamos com um grande pé atrás de realizar tal ato.

"Será que isso vai dar certo? É isso o que eu quero mesmo? Eu vou me afastar das pessoas que eu gosto! Acho que não vai dar certo. Nunca estive nessa situação." Nós, por natureza, já colocamos o novo como algo difícil e assustador. O que devemos fazer é se concentrar em energias positivas e enfrentar essa novidade. Posteriormente tudo se tratará de uma questão de adaptação. E essa adaptação leva, para cada pessoa e para cada situação, um tempo diferente. Por isso, devemos dar tempo ao tempo e ir vivendo um dia de cada vez. Caso um dia seja muito, viva uma hora de cada vez, ou um minuto de cada vez. Não tem motivos para se auto sabotar e ficar pensando logo lá na frente com pensamentos pessimistas, pelo contrário: isso só tornará o processo de adaptação mais difícil.


O CONSELHO FINAL É:

Como dito anteriormente, aceitar uma mudança não é fácil, mas um ato de necessidade e de coragem. Precisamos trocar de pele e arrancar as nossas raízes, buscando novos ares para respirar e adquirir mais bagagem para a vida.

Já passamos por diversas mudanças, não? Entrar na escolinha quando crianças e deixar de viver 24 horas ao lado de nossos país, trocar de escola e perder os amiguinhos, sair do ensino fundamental e migrar para o médio, escolher um curso para se formar na faculdade... A mudança está no nosso DNA e continuará acontecendo. E depois que ela acontece, percebemos que ela não era um bicho de sete cabeças e que todos os obstáculos foram driblados.

Quando a mudança acontecer, o importante é ser otimista, não se sabotar e ir devagar. Assim, teremos mais perspectivas e seremos conscientes de cada passo dado, dos erros cometidos e das soluções e correções para estes erros. Admire cada conquista que obtiver nessa nova jornada e tenha consciência que todo esforço investido valerá a pena.


--

E por falar em todos passos dados para mudanças, digo que estamos encerrando o nosso ano de 2019 com muito orgulho por estar com você. Foi um ano incrível e pode ter certeza de que estaremos juntos em 2020. Depois da postagem do dia 15/12, entraremos em um período de férias de um mês de duração, com um retorno incrível no dia 15/01 e com muito mais conteúdo de quebra de tabus, autoajuda e militância para todos nós! Afinal, ler e agregar conhecimento nunca é demais, né?

Desejamos a você um excelente fim de ano e um próspero ano novo, com muita sabedoria, aprendizado, confiança e alegria! Eu, Luan, digo "até logo" com um ar de missão cumprida e pronto para o próximo ano, mas antes, recarregarei as pilhas para nossos próximos assuntos. Boas festas, caro leitor!



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.