Nos dias de hoje o que diversos psicólogos de casais percebem é que diversas famílias estão se deparando com situações de que o homem ou a mulher se assume homossexual e decide pelo divórcio para poder viver de acordo com a sua verdadeira orientação sexual. Isso é uma situação comum, porém muito complexa e não se resolve de um dia para o outro. Não é fácil receber e digerir uma notícia como essa e pensar que tudo o que foi vivido girou ao redor de uma mentira.
MAS... POR QUE ISSO ACONTECEU?
Saiba que uma pessoa que é homossexual, mas está dentro de uma relação hétero, vive em dois mundos diferentes. Os motivos para ela não se assumir giram sempre ao redor de dois fatores diferentes:
1. A pessoa se descobriu homossexual com o passar do tempo: isso é algo que não dá para lutar contra e não temos o que fazer a respeito. As pessoas descobrem seus desejos ao longo da vida e descobrir a sua sexualidade é algo que também pode ser descoberto (ou redescoberto) com o passar dos anos.
2. A pessoa sempre soube de sua orientação sexual, mas preferiu guardar para si mesma por ter medo de contar para outras pessoas: isso também não podemos ir contra e podemos até discordar, mas precisamos entender os motivos. A nossa sociedade ainda é homofóbica e as pessoas ainda têm medo de saírem do armário e serem quem realmente são. Tendo esse pensamento em mente, o seu companheiro pode ter pensado assim, optou por ignorar essa realidade e viveu nesse mundo paralelo que não conseguiu sustentar por tanto tempo.
A CULPA É MINHA
Entenda que a culpa nunca será sua. Você foi apenas uma vítima de confusões de uma pessoa e toda essa situação, com essa pessoa, aconteceria cedo ou tarde. Podemos encarar como se fosse uma traição ou um término repentino, se for melhor para ser digerido. A pessoa, em momentos de confusão (principalmente se for a segunda opção), optou por seguir uma realidade paralela completamente falsa e não teve responsabilidade contigo. Relacionamento é a base da sinceridade e não de mentiras.
O importante nisso tudo é sempre ter em mente que a culpa nunca foi sua. E é necessário que os dois conversem e entendam os pontos de cada um para seguir em frente. Nesse tópico a terapia de casais se faz necessária, principalmente se houverem filhos inclusos no pacote.
Além disso, uma pessoa que está em uma relação hétero, mas é homossexual, tem grandes chances de manter relações sexuais fora daquela relação. Isso significa dizer que a infidelidade possa ter existido. E fidelidade também deveria ser uma das bases da relação.
QUAL CAMINHO SEGUIR?
O fato do seu companheiro ser homossexual anula, completamente, a relação de vocês e o término se fará necessário. Busque sair de cabeça erguida, mesmo recebendo uma facada nas costas, e se liberte desse relacionamento. O processo de cicatrização da ferida será longo, mas não impossível de ser concluído. Dê tempo ao tempo e tenha paciência que a turbulência uma hora irá passar e você conseguirá se reencontrar e restabelecer na vida.
Agora, caso você não tenha provas de que ele possa ser homossexual, tente descobrir sem ser invasiva. Não saia procurando conversas ou postagens no celular do seu companheiro que comprovem seu ponto. Apenas, pergunte e analise suas reações. Por vocês serem um casal, a intimidade e sinceridade devem existir e questionar isso diretamente a ele, bem como mostrar seus apontamentos, poderá te trazer alguma resposta conclusiva sobre o assunto.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.