Quando estamos nos relacionando amorosamente com uma pessoa é normal que sintamos alguns tipos de insegurança em momentos do nosso namoro. Essa insegurança pode levar até à falta de confiança no parceiro, gerando total desequilibro e dores de cabeça na relação. Apesar de ser algo normal, esse sentimento negativo não é saudável nem para nós mesmos, nem para o nosso relacionamento e precisamos buscar alternativas para evitar tais pensamentos.
INSEGURANÇA NO NAMORO
Para iniciarmos nosso texto, primeiramente precisamos entender que a insegurança não está no meio externo, mas está dentro de nós mesmos. Ela surge baseada em como lidamos com o meio externo e se manifesta, primeiramente, no meio interno (dentro de nós). Isso significa dizer que tudo o que sentimos ocorre baseado em nossos sentimentos e não nas atitudes do outro. É fato que, em determinado momento, o seu parceiro pode te dar algum motivo para sentir inseguro, mas essa motivação somente acontece pelas inseguranças já existentes em nós, que é nutrida com essa determinada atitude.
Temos que estar abertos a nos conhecer melhor e entender os verdadeiros motivos que nos deixam inseguros quando estamos falando de nosso relacionamento. Por que nos sentimos assim? Qual é a fonte dessas preocupações? Elas se baseiam em atitudes específicas, em épocas ou momentos exatos? Essas preocupações foram criadas baseadas em uma experiência negativa do passado? Precisamos estar abertos a questionar o real motivo dessa insegurança e, ao obter essas respostas, seremos capazes de traçar estratégias e soluções para evitarem a intensificação desta insegurança.
Como foi dito, a insegurança não surge no meio externo: ela nos habita. Então, se nos sentimos inseguros com o nosso relacionamento por um certo ciúme, por exemplo, esse ciúme é um gatilho que aciona a insegurança enraizada em nós. Não ficamos inseguros pelo parceiro que está conversando ou interagindo com outra pessoa, por exemplo, mas sim por uma falta de confiança que não foi depositada no relacionamento.
FALTA DE CONFIANÇA
Assim como todas as coisas da vida, um relacionamento deve se basear em pilares. Os principais pilares de um relacionamento são: amizade, reciprocidade, respeito e confiança. Precisamos confiar em nosso parceiro para que o relacionamento vá para frente. Sem confiança, não tem como existir um relacionamento. Ambos precisam se doar para o relacionamento e confiarem um no outro.
A falta de confiança pode gerar traições, mentiras, frustrações, medos, agressões, etc. E essa falta de confiança normalmente surge através de questões emocionais ligadas à insegurança. A falta de confiança no parceiro pode gerar confrontos desnecessário e baseados em fantasias de nossas cabeças, acarretando mágoas e dores que poderiam ser evitados.
Para melhorar a confiança no relacionamento, além de entender os motivos que nos deixam inseguros, devemos melhorar a comunicação com o parceiro: sem comunicação é impossível entender o universo do seu namorado, ou de expor o seu. Comunicação move pessoas e é completamente necessária dentro de um relacionamento, principalmente se este estiver passando por uma fase nublada. Sinceridade e honestidade devem estar presentes nesse diálogo, partindo de ambos os lados.
Além de exercitar o autoconhecimento, é fundamental conhecer a pessoa que você se relaciona. Busque momentos que tragam a intimidade de ambos à tona, se conheçam (ou reconheçam), descubram pontos positivos e negativos dentro da relação. E nunca, jamais, imponha condições para seu parceiro. O que precisa ser feito é um diálogo aberto baseado em sua opinião e sentimentos, diferente de uma cobrança de atitudes.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.