Como aproveitar os momentos com si mesmo

Série 'Love, Victor' (Foto: Hulu)

Cada ano que passa parece que estamos mais sozinhos do que nunca. Olhamos para o nosso redor e parece que temos menos pessoas ao nosso lado. As lembranças das redes sociais têm a ousadia de nos mostrar todos aqueles amigos que nos afastamos com o tempo e percebemos que nosso ciclo está cada vez menor. O medo de ficar só é constante e aumenta a cada dia que passa; por mais que tenhamos algum namoradinho ou namoradinha, nossos pais ainda estejam perto da gente e tenhamos uma mão cheia de amigos, o peso da solidão surge em nossos pensamentos e questionamos se ela será uma verdade ou não.


AUTOSSUFICIÊNCIA

De acordo com o dicionário, autossuficiência está diretamente relacionada com independência, sendo uma condição de quem não precisa de qualquer tipo de ajuda ou apoio para sobreviver, como se fosse uma autonomia. Precisamos ser mais autossuficientes, mas não tanto. A autossuficiência é importante para que saibamos aproveitar a "solidão" (já explicaremos o motivo de colocar entre aspas) e os momentos com nós mesmos, sem depender dos outros. É claro que existirão episódios que precisaremos de um conselho, um abraço e um desabafo; não estamos falando para abandonar estes momentos! A questão da autossuficiência entra no capítulo que temos alguma missão e precisamos lidar com ela de forma individual.

Você já foi passear pela sua cidade por si só, sem a companhia de ninguém? Já ficou com vontade de ir assistir um filme e não tinha ninguém para ir contigo? E sobre o tempo em casa consigo mesmo: o que você faz? Dorme? Não podemos depender das pessoas para tudo e temos total autonomia para fazer algumas coisas por conta própria. Voltando no exemplo do cinema: ir sozinho para assistir seu filme predileto é uma experiência única e libertadora. É aqui que surge a prova que não precisamos de uma segunda pessoa para sermos felizes, precisamos aprender a lidar e apreciar a nossa própria companhia em alguns momentos.


ENTÃO... DEVO LARGAR TODOS DE MINHA VIDA?

Não!! Não é isso que estamos dizendo, por mais que pareça. Os momentos com nossos familiares e amigos são extremamente importantes e necessários para o nosso desenvolvimento como seres humanos: precisamos nos comunicar, interagir, abraçar e discutir com outras pessoas, faz parte da vida. A questão é que abordamos aqui é a de que é possível estar só em alguns momentos e se sentir confortável com isso.

Outro exemplo é das pessoas que moram sozinhas: tem aquelas que conseguem e tem outras que precisam dividir a casa com uma segunda pessoa. Acredite se quiser, mas as vezes precisamos ficar sozinhos por um tempo. Morar só é um reflexo dessa conquista: podemos optar sobre o que vamos fazer ou não, a forma de realizar alguma atividade doméstica, o controle financeiro de nossas vidas, etc. E mesmo que não queiramos morar sozinhos, o momento que ficamos por algumas horas ou dias sozinhos em nossas casas é libertador, né?

E viajar para uma outra cidade sem ninguém, tendo apenas a sua própria companhia? O planejamento da viagem é mais trabalhoso, mas ela será tão proveitosa quanto uma realizada com um grupo de amigos por perto. O que a gente precisa ter como lição hoje é que a nossa companhia também é especial e podemos nos ter como melhores amigos sem a dependência de terceiros. Podemos caçar alguns momentos de nosso mês ou ano para ter um autocuidado individual com nós mesmos e valorizarmos a nossa companhia: seja fazendo compras para nós em um shopping, praticando cuidados com a pele ou até mesmo meditando.


NÃO ESTAMOS FALANDO DE SOLIDÃO, HEIN?

Existe uma grande diferente entre solidão e solitude que precisamos abordar. A solidão é uma sensação permanente de estar sozinho, mesmo que estejamos acompanhados de outras pessoas. É um sentimento constante associado ao vazio e ao sofrimento. A solitude é algo positivo que não está atrelada ao sofrimento: podemos estar sozinhos em determinado momento, mas estaremos plenos e felizes, já que podemos contar com pessoas próximas. A solitude é alcançada com o nosso autoconhecimento e a autossuficiência que já falamos.

Precisamos de momentos sozinhos também, precisamos estimular a nossa solitude em determinadas situações! Quando promovemos momentos para ficarmos acompanhados apenas com o nosso eu, conseguimos nos conectar com a nossa principal essência e, com o desenvolver dessa prática, praticamos o autocuidado que é fundamental para nossa estabilidade mental.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários