Prestar vestibular e entrar na faculdade: vamos lá!

Série 'Sex Education' (Foto: Netflix)

Estamos chegando com mais uma nova coluna em nosso site. Desta vez, abordaremos um episódio essencial em nossa vida: os nossos caminhos pela faculdade. Quando estamos no ensino médio, refletimos sobre a escolha da nossa carreira, mas ainda temos muitas coisas pela frente quando falamos da nossa vida universitária: entre prestarmos o vestibular e finalizarmos o TCC, existe uma série de etapas fundamentais em nossa jornada. Você poderá acompanhar toda essa trajetória através da nossa coluna. Hoje, no primeiro capítulo, falaremos especificamente sobre o principal acontecimento pré-faculdade, isto é, o vestibular.


PRESTAR VESTIBULAR É SINÔNIMO DE PRESSÃO

O assunto vestibular é algo que deixa os jovens com muito medo e muitas crises existenciais. Toda essa angústia é compreensível tendo em vista que é um momento muito importante da vida do indivíduo, afinal, ele está tentando ingressar em uma universidade e sua entrada depende de sua nota e colocação.

Sofremos com diversas pressões e desequilíbrios emocionais antes de prestar um vestibular. Quando já temos a certeza do curso, a nossa família, amigos, escolas e cursinhos depositam uma carga imensa de preocupação conosco que acaba nos deixando desnorteados. A família começa a desejar a primeira colocação em determinada faculdade e cobram isso através de estudos exaustivos, os amigos começam a se comparar e geram desconfortos e inseguranças em nós e as escolas e cursinhos cobram excessivamente, bem como zombam dos resultados adquiridos ou falhas em determinadas questões e assuntos.

E se eu não passar na prova? Vai me dar um branco e vou esquecer tudo! Eu não sou bom em redação! Esse curso é muito concorrido para mim! É isso mesmo que eu quero para o meu futuro? E se tudo der errado? Além das pressões externas, temos que lidar com os nossos muitos pensamentos que passam em nossas cabeças.

Precisamos ignorar todos as pessoas que despertam pensamentos negativos em nós e evitar contribuir com os nossos pensamentos destrutivos. Antes de tudo, precisamos ter a ciência de quem ninguém é bom em tudo. Está tudo bem dominar uma área e falhar na outra, mas precisamos sempre rever nossos erros e tentar melhorar a cada prova. Também precisamos entender que os pensamentos negativos virão, mas precisamos dar voz para o nosso lado racional: não tem como prevermos o resultado de uma prova sem que ele seja divulgado. Por último, temos a concorrência de determinada vaga, curso ou faculdade: e daí se ele for muito concorrido? Precisamos tentar e nos desafiar para alcançar aquele sonho, nada na vida é fácil.


PASSEI OU NÃO PASSEI

Muitas pessoas não conseguem ingressar na faculdade dos sonhos logo na primeira tentativa. É frustrante? É, mas faz parte e precisamos lidar com isso. Devemos insistir no que foi errado, tanto em questão conceitual como também no nosso psicológico para melhorarmos o desempenho no ano seguinte. Qual foram as matérias que tivemos menos acertos? Estávamos nervosos ou despreparados na hora da prova? Sabemos o quão difícil é lidar com a não-aprovação, mas precisamos absorver o que aconteceu de errado para transformar no acerto do ano seguinte.

Depois de uma, duas ou até cinco tentativas, você vai perceber o quanto você amadurece a cada ano que passa, o aumento de acertos nas áreas e o aumento em sua classificação geral. O ser humano consegue amadurecer com seus erros e acertos e, com isso, passará no vestibular. O importante é não se comparar com aquele amiguinho que conseguiu passar logo de primeira, ou usar de exemplo aquele que parece não sair do lugar. Temos características individuais e o único comparativo que podemos fazer nessa questão é com o nosso próprio desempenho e evolução. Aumentamos quantos pontos do ano anterior para este? Quantos faltam para entrarmos na nota de corte?

A nossa jornada pode ser cansativa, mas precisamos batalhar por esse sonho e nos dedicarmos a cada dia que passar para que o atingimento dele se torne mais palpável e próximo de nós. Irá acontecer? Sim, iremos passar no vestibular. Mas só a nossa dedicação, empenho e absorção do conteúdo no decorrer dos meses que contribuirão positivamente para o alcance desta meta.

A verdade é que uma hora iremos passar no vestibular e, no ano seguinte, estaremos imergindo no ano universitário que vai mudar muito a nossa vida. São tantas coisas boas e ruins que acontecerão na nossa jornada pela faculdade e acompanharemos de pertinho na nossa próxima postagem da coluna, você não perde por esperar. Até lá!



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. Confira todas as postagens dessa coluna clicando aqui.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários