![]() |
Filme 'A Culpa é das estrelas' (Foto: Ben Richardson) |
O pensamento sempre é o mesmo. Sempre é negativo. Não se sabe o motivo, mas sempre que algo de ruim acontece é motivo de nos colocarmos para baixo. É uma tendência do ser humano se julgar como inútil quando falha consigo mesmo. Situações como o fato de não conseguir namorar, não conseguir tirar nota em uma prova que você estudou ou se sentir excluído e indiferente trazem a negatividade para a primeira pessoa do discurso.
Quando você está se colocando para baixo, a situação só piora. Temos que pôr em nossas mentes que nossas vidas não são perfeitas, assim como a de todo mundo. É normal falhar em várias coisas visto que a falha é uma característica humana. Quando tudo parece não estar dando certo, concentre-se. Várias coisas estão dando certo, só que você não percebe. Sempre a nossa atenção estará voltada ao negativo, mas existem coisas positivas em nossas almas que não são percebidas por nós mesmos.
Querer ter sucesso no amor, notas ou dinheiro é comum pelo fato de estarmos cercados de pessoas que conseguem e aparentam ser felizes com isso. Muitas são felizes de fato, mas não são essas coisas que definirão nossas vidas. Temos talentos, que muitas vezes não foram descobertos por nós mesmos e que algum dia serão. É mais que normal que não consigamos identificar estes talentos, mas, eles existem. Pergunte para alguém próximo quais são suas características que mais agradam a pessoa ou o que ela tem orgulho em sua pessoa.
Você pode não conseguir tirar uma nota alta em matemática, mas não está sendo avaliado em outras coisas que você teria um melhor desempenho. O seu amor não foi encontrado pelo fato de você não ter procurado no lugar certo e no momento certo. Nossas falhas, independentes de quais forem, somam na nossa trajetória da vida. Elas acrescentam e servem sempre de experiência para o amadurecimento.
A questão é, como dita nos parágrafos acima, você não é um inútil. Você só está analisando as coisas que te deixam triste. É quase impossível uma pessoa perceber o quão boa ela é, mas todos são bons em várias coisas. Só não recebem afirmações vindas de terceiros para alertar o quão útil você é. Se você sumisse do mundo, causaria um enorme desconforto em várias pessoas que deixou. Pode até pensar que não, que não vai fazer falta, mas vai. Você não está no corpo do outro.
Não se coloque para baixo e nunca se chame de perdedor. Corra atrás e mostre que você vai conseguir. Lute e mostre para todos que você é capaz. Os esforços valerão a pena, talvez não de imediato, mas valerão. Use todas as suas coisas boas a seu favor que sua utilidade na vida pode surgir na sua cabeça como uma mágica.
Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.