![]() |
Série 'Northern Rescue' (Foto: Netflix) |
Antes de começar só gostaria de dizer que acabei de fazer uma autoanálise e conclui que a abordagem dessa coluna e esse tema de hoje parecem muito coisa de coach. Não estou feliz com essa conclusão. Pelo amor, eu não sou coach… será que eu deveria ser?
Brincadeiras a parte, bem-vindo à penúltima parte da coluna “Coisas que você não sabia que precisava escutar até escutá-las”; até agora já foram 4 postagens e nem consigo acreditar, sabia? Inclusive se quiser ler a última postagem, basta clicar aqui. Vou te contar outra coisa, acredita que não curto muito as primeiras, principalmente a primeira de todas? Fazendo uma comparação percebi que, mesmo em pouco tempo, mudei bastante o jeito de escrever e de organizar o pensamento, pelo menos eu acho, e é agora que entra o link com o tema de hoje, que é “evolução pessoal”, na minha cabeça rolou uma baita evolução, sabe? Essa sensação de olhar para trás e pensar “puts, eu mudei muito” é muito boa. É muito legal parar pra pensar e poder falar “eu amadureci”.
NOSSA, VOCÊ MUDOU
Sim, p****. Algum problema? Aceitar que mudanças (vou repetir essa palavra várias vezes hoje, perdão) são parte da vida e que acontecem a todo momento nem sempre é fácil - nem para nós mesmos nem para os outros - porque muitas vezes significa sair da sua zona de conforto em vários aspectos, mas por mais assustadoras que possam ser essas alterações são necessárias e são elas que vão moldar a gente com o tempo, como esperar que fossemos pra sempre os mesmos? Já vi várias vezes pessoas usando o famoso “você mudou hein” como se fosse uma coisa ruim, mas, meu anjo, e tu? Não mudou não? Vai dizer que é o mesmo desde que nasceu? Mudar é natural e necessário, passar uns perrengues - atritos com amizade ou relacionamento, ou parecer que tá tudo desmoronando e sentir que tu tá perdendo o controle da vida etc - infelizmente é normal, mas eu diria que passar perrengue é imprescindível pra formação de caráter, né não? *rindo de nervoso*. Enfim, não tenha medo de mudar, inclusive considere isso como uma alternativa sempre, mudanças significam novos começos, podem indicar novas portas se abrindo, podem expandir seus horizontes, quem sabe.
E tenha em mente que você não é o único que está em constante mutação, (credo, parece até coisa de biologia, isso que dá tentar achar sinônimos pra não ficar repetindo palavras) viu? Não adianta ler tudo isso, absorver para si, mas ficar apontando o dedo pro colega que está diferente simplesmente por estar diferente, ele também amadureceu. Óbvio que existem casos e casos, mas sempre bom lembrar que em relações com outros seres humaninhos lidamos com toda a carga subjetiva deles também, e respeitar o direito deles de repensar o jeito que eles agem e fazem as coisas é fundamental, não tem como as coisas serem iguais para sempre porque nós não somos sempre iguais, mas para resolver basta conversa e ir se adaptando um ao outro, no final dá tudo certo!
E a realidade é essa mesma, somos extremamente fluídos, flexíveis, mutáveis, estamos em constante mudança, você é diferente do que era ontem e será diferente amanhã também, a pessoa que tu era alguns anos ou até mesmo meses atrás não te veste mais. Seu jeito de pensar, seu jeito de agir, suas amizades, sua rotina, seus gostos, tudo muda, desde as coisas mais insignificantes até as mais significativas vão mudando e te moldando aos poucos.
Não que cada dia você seja uma pessoa totalmente diferente, como se estivesse experimentando ser vários personagens divergentes entre si, a sua essência fundamental permanece, mas rola um refinamento, entende? Uma melhor versão de si emerge. Mas emerge de onde? De tudo, tudo que acontece ao seu redor e mesmo dentro de você são chavinhas que podem ser reaproveitadas pra te ensinar lições e te fazer crescer, aprender, mudar, basta perceber isso e tomar as notas.
ERREI, ADMITO
Toda vez que apareço aqui falo de autoconhecimento, mas pode perceber como tem tudo a ver agora também: como pretende melhorar se não se conhece e não reconhece suas fraquezas e as características que gostaria de melhorar? Como pretende melhorar se não se reconhece naquilo que faz, portanto, não reconhece os próprios erros e acertos? Saber identificar os erros é imprescindível para o processo todo, poder trabalhar aquilo que precisa e ter a sensibilidade de se reconhecer naquilo que já está sendo trabalhado e que você já melhorou é importante. Sem auto gentileza vai ser muito difícil admitir que tu não é só erros, que acerta também e que é capaz de evoluir e se tornar alguém melhor. Perceber sua evolução pessoal é extremamente significativo e merece congratulações.
Estamos sendo constantemente desafiados a evoluir, é gratificante poder nos tornar pessoas melhores para nós mesmos - nada melhor do que olhar a si mesmo no espelho e pensar “caramba, um dia eu já fui muito mais maldosx contigo, fico tão feliz em ver como nossa relação melhorou” ou sentir orgulho de ter trabalhado problemas internos - e nos tornar pessoas melhores para quem nos cerca, porque sem dúvida alguma vez na vida tu já foi a pessoa “tóxica” na vida de outro alguém, e está tudo bem, contanto que sejas capaz de admitir, reconhecer onde errou e estar disposto a melhorar, porque nunca deixaremos de errar, o ser humano é errôneo, imperfeito, o que realmente conta é o que fazemos com esses erros, aprendemos e nos aperfeiçoamos com eles ou apenas ignoramos e deixamos eles acontecerem de novo?
E é por essas e outras que o jeito que lidamos com nossos deslizes na vida tem que ser analisada, erros do passado - seus e dos outros - não te definem mais, não pode deixar que eles te assombrem e impeçam que seu eu do agora tente fazer as coisas de maneira diferente, tens que aprender com eles e não deixar que te paralisem, estes pertencem a um antigo você, o atual você, que está totalmente mudado, tem a chance de tentar fazer tudo diferente e recuperar o que foi perdido. A culpa é dispensável, aproveite apenas os ensinamentos que pode tirar daquilo que já aconteceu, seu novo eu não tem tempo para carregar nos ombros o peso das suas decepções passadas e culpas coletadas ao longo do tempo, você é outro, e as pessoas ao seu redor também, o mesmo raio só cai duas vezes no mesmo lugar se assim tu deixar. E, realmente. depois desse papo já vou anunciar na próxima postagem a minha primeira palestra de coaching motivacional quântico, espero todos lá!
--
Para compensar a última vez que a postagem virou quase um livro, hoje fui mais resumida, espero que tenha curtido e tenha servido para algo de alguma maneira, meu anjo. Te espero na postagem do mês de novembro para o encerramento da coluna e para uma conversa sobre um assunto bem importante, stay tuned. xoxo.
Comentários
Postar um comentário
O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.