Vida de universitário: o que esperar da faculdade?

Série 'Skam NL' (Foto: NPO3)

Olá, caro leitor! Como tem passado? Dando continuidade na nossa coluna Caminhos pela faculdade, hoje falaremos sobre o cotidiano no ambiente universitário. Antes disso, você já leu a primeira postagem? Falamos sobre a etapa antes de entrar na faculdade: o vestibular. Demos algumas dicas e falamos do sofrimento que é essa parte; se você não leu, clique aqui para ler agora mesmo! Depois de aprovados e com a certeza que entraremos na faculdade, chegou o grande dia de começar a saga que mudará nossas vidas.


MATRÍCULA, LUGAR PARA MORAR, ENTROSAMENTO E TROTE

Depois de receber a aprovação do vestibular, você deve realizar a sua matrícula de acordo com as normas estabelecidas pela universidade. Caso você more muito longe do seu novo local de estudo, buscar por apartamentos, casas ou repúblicas é uma escolha interessante. Você deverá colocar na sua balança financeira o quanto quer (e pode) investir: um quarto pequeno, uma casa compartilhada, morar com algum parente ou amigo? Você tem esse poder em suas mãos. Muitas pessoas devem sair de sua zona de conforto para chegar até a faculdade diariamente e vai de preferência para preferência: você está disposto a pegar 2h de transporte público todo dia para ir e voltar ou prefere a comodidade de morar mais perto da faculdade? Você tem o poder de decidir isso!

Após conciliar a localização de sua casa com a da faculdade e realizar a matrícula, é interessante que você busque mais informações sobre o campus, o curso e as pessoas que estudam lá. A melhor forma de fazer isso é em grupos de Facebook! Acredite se quiser, mas os veteranos (pessoas que já estão na faculdade a mais de um ano) estão buscando freneticamente por bixos (com x mesmo, os indivíduos novatos que entram no próximo semestre). Estes veteranos publicam diversas postagens nos grupos de Facebook procurando um bixo para adotar, dar conselhos, apresentar a faculdade e até mesmo virar amigo. Os grupos ajudam muito nesse entrosamento e podem ser úteis para você não começar desnorteado logo no primeiro dia. Além disso, você pode navegar por publicações antigas e ver todos os eventos, páginas engraçadas (avaliações de bebedouros do campus, páginas de correio elegante) e até problemas que os universitários passam (acredite, são muitos).

Dependendo do seu curso e faculdades, você pode ser convocado para participar de um trote. O trote é uma brincadeira de interação entre os veteranos e bixos que muitas vezes é regada por álcool e diversão. Existem trotes com intuito apenas de entrosamento e outros com metas solidárias de arrecadar dinheiro para repasse a alguma instituição. Também existem aqueles trotes que são mais maldosos e humilham alguns bixos, por isso é importante pesquisar e saber direitinho onde você está se metendo. Saiba que você não é obrigado a nada e se ficar desconfortável com alguma brincadeira é importante que peça para parar. E, caso você não seja uma pessoa de festas, você não precisa ir ao trote e não será julgado por isso.


DENTRO DA SALA DE AULA

Após as primeiras semanas de aula que serão de apresentações e primeiros capítulos das aulas teóricas, você vai perceber que o ambiente da faculdade é muito diferente do escolar: você não precisa pedir para ir ao banheiro, não terá que dar explicações se faltar muito (cuidado com a frequência mínima estipulada pelo MEC!), você deverá prestar muita atenção nas aulas e ser bem responsável e respeitoso com os demais colegas. Se não estiver interessado na aula, saia da sala para tomar um ar ou até mesmo conversar, mas nunca atrapalhe quem está lá focado na aula. A liberdade que temos na faculdade é incrível! Se ficarmos cansados, podemos sair da sala e vagar pelo campus livremente e sem precisar dar explicações para os inspetores, mas cuidado para isso não se tornar algo frequente e você acabar se prejudicando nos estudos.

Lição de casa? São poucos os professores que dão, mas aqui acontece a substituição por trabalhos acadêmicos. Teremos muitos trabalhos em grupo e seremos massacrados por uma dosagem de conteúdos e leituras complementares semanalmente. Precisamos estar dispostos para aprender e dar espaço ao conhecimento. Foco é fundamental nessa jornada acadêmica.


RELACIONAMENTOS

Precisamos saber separar os momentos de estudar e os de amigar. Dentro da sala de aula é importante termos os nossos amigos e fazermos parte de uma panelinha (assim como no ensino médio, elas existirão na faculdade). Os trabalhos em grupo costumam moldar a nossa panelinha, mas ela nunca será a mesma ao longo de todos os anos dentro da turma: sempre mudará com a chegada e saída de novas pessoas.

Muitas vezes terão os momentos que a sua panelinha te chamará para ir ao barzinho durante a aula. Quem somos nós para dizer o que você tem que fazer? A faculdade joga toda a responsabilidade em suas costas e cabe você decidir se vai querer ir pro barzinho durante a aula e arcar com os estudos depois, se vai querer ficar na aula e arcar com a não-ida ao barzinho ou se vai para o barzinho e vai deixar aquela aula de lado mesmo. Você que manda. Saiba que oportunidades para sair não faltarão.

As faculdades têm diversos eventos organizados pelos cursos, atléticas e alunos. Você poderá participar de festas, baladas, acampamentos, campeonatos esportivos, etc. Não te faltarão momentos para se divertir com seus amigos e conhecer novas pessoas de outros cursos e até mesmo campus. Caso você não goste muito desses eventos aglomerados, você pode optar por sair com seus amigos para museus, shoppings, ir para casa deles, parques, etc. A verdade é que você terá muito tempo para estudar e, consequentemente, para se divertir também.


--

Esse é um pequeno resuminho do que vai acontecer nos seus meses dentro da faculdade: estudo, trabalhos, cansaço e diversão. Na próxima postagem, abordaremos a questão da imersão no mundo profissional com o primeiro estágio, etapa considerada obrigatória em algumas faculdades e optativa para outras. É lá que depositaremos tudo o que foi aprendido nas aulas teóricas e lideramos com uma carga responsável ainda maior, você não perde por esperar.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. Confira todas as postagens dessa coluna clicando aqui.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários