Pessoas inconvenientes: como lidar?

Filme 'Eu matei minha mãe' (Foto: Rézo Films)

A presença de muitas pessoas é o que não falta em nossas vidas: dentro de casa, no ambiente de trabalho, na fila do ônibus, no hospital, etc. Somos cercados dos mais infinitos tipos de personalidades de indivíduos a todo momento. Com tanta gente em nossas vidas e com essa quantidade imensa de contato que temos, é claro que precisamos destacar as pessoas inconvenientes. São sobre estas que iremos falar. Como falar para uma pessoa que ela está sendo inconveniente e como detectar um inconveniente?


INCONVENIÊNCIA

Como dissemos, pessoas inconvenientes estão presentes em todos os lugares imagináveis, mas falaremos especificamente daquelas que estão em nossos ciclos sociais. Uma pessoa inconveniente tem em suas características a falta de confiança, momentos agressivos, irritações desnecessárias, falta de expressividade, atrevimentos, egoísmo, intromissões, etc. É claro que não são todas essas características que estarão no perfil de um inconveniente: só uma basta. O inconveniente não consegue desenvolver a empatia com o próximo e não entende sobre o local que compartilha e as relações que constrói.

O principal movimento de uma pessoa inconveniente é o ato de se colocar na frente de tudo e todos, como se apenas a sua opinião ou necessidade fossem relevantes (ou a que mais se destaca). Os inconvenientes não conseguem entender - pelo menos não de primeira vez - que nem tudo gira ao seu redor e temos todo um cenário que envolve uma situação. Para exemplificar, temos o chefe que manda mensagem fora do expediente para seu funcionário sendo que o horário de trabalho já passou: ele não respeita o horário de descanso e de outras atribuições do colaborador e acaba colocando a sua tarefa na frente do bem-estar e sobrecarga da outra pessoa.

Além deste, temos o namorado que não respeita as vontades da parceira. Quando um quer transar e o outro não tem essa vontade naquele momento, parece que surge uma pressão através de chantagens, caras feias ou insistências podendo se atrelar a um relacionamento tóxico. Temos também a família que faz comentários insistentes e indiscretos sobre o nosso peso. Já não basta fazer este comentário desnecessário, pior é quando são feitos na presença de outras pessoas. Existem também os casos de amigos que cobram respostas instantâneas nos aplicativos de mensagens: na concepção destes, devemos sempre estar disponíveis para eles. Enfim, são diversos casos de inconveniência nos diversos relacionamentos que temos.


COMO LIDAR COM PESSOAS INCONVENIENTES?

Já vimos que diversas pessoas ao lidarem com um indivíduo inconveniente, abrem suas redes sociais e começam a publicar indiretas na esperança de atingir o dito cujo. Acreditamos que essa não é a forma mais eficiente já que não abordamos o problema de forma direta com a pessoa, agimos impulsionados pela raiva momentânea e acabamos deixando a maturidade de lado. O diálogo sempre será a melhor solução para tudo, inclusive para lidar com pessoas inconvenientes.

É importante que apontemos o que aquela pessoa comete, o que nos machuca e como ela pode trabalhar para mudar aquele gesto. Por mais que uma pessoa seja inconveniente, chamar ela deste termo pode causar um desentendimento maior entre ambas as partes. A palavra em questão tem uma carga negativa muito grande e uma pessoa que está sendo inconveniente poucas vezes terá clareza de que seu comportamento é destrutivo e faz mal para outra.

Devemos sempre buscar nossa alegria, felicidade e disposição ao expor algum fato que nos deixa frustrados. Pessoas inconvenientes existem aos montes, mas precisamos ser delicados na forma que abordamos o assunto, por mais feridos que possamos estar. Ainda estamos lidando com um ser humano que precisa de cuidado na nossa forma de falar. Somente assim teremos uma construção de personalidade positiva naquela pessoa.

Existirão casos de que a pessoa inconveniente não aceitará a crítica e provavelmente continuará se portando da mesma forma. Neste caso, talvez o afastamento dela ou da situação que sua inconveniência vem à tona se faça necessário. A verdade é que temos muitos problemas acontecendo em nossas vidas e quando for possível o afastamento de um, é altamente necessário para que busquemos a nossa tranquilidade e bem-estar.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários