Tristeza é normal! Os momentos tristes precisam ser vividos

Série 'Legacies' (Foto: The CW)

Tem algumas vezes que acordamos e parece que tem uma nuvem cinzenta sobrevoando a nossa cabeça e pensamentos, fazendo com que a cada trovejada surja um pico novo de tristeza e a cada chuva promova a inundação de nossos rostos em lágrimas. Tem dias que não está tudo bem e que ficamos tristes, com ou sem motivo aparente, apenas estamos tristes. O que você não sabe é que ficar triste faz bem e precisamos viver essa tristeza da mesma forma que viveríamos e aproveitaríamos a alegria, o medo e a raiva.


POR QUE FICAMOS TRISTES DO NADA?

A tristeza pode ser motivada por um gatilho ou pode acontecer do nada. Quando a tristeza surge por um gatilho, precisamos investigar direitinho toda a sua causa e lidar com ela de forma isolada. Falamos sobre gatilhos nesta postagem de agosto de 2020 e você pode conferir clicando aqui. Agora, quando a tristeza ocorre sem motivo devemos ficar alertas para que não seja uma depressão (clique aqui para saber mais).

A tristeza sem motivo pode vir por diversos fatores e um deles é a falta de cuidados que temos em nosso cotidiano. A falta de regulagem no sono, a ansiedade, estresse, alimentação desregulada implicam diretamente nos nossos sentimentos no decorrer do dia. Até mesmo beber pouca água, tomar pouco sol e se exercitar pouco podem se ligar diretamente ao comportamento. Por isso, devemos nos mover nesses pequenos gestos e ver se alguma melhoria em nossos sentimentos é feita. Caso contrário, a busca por um psicólogo ou terapeuta pode ser interessante para acompanhamento do caso.


FICAR TRISTE É NORMAL... ATÉ CERTO PONTO

É normal nós termos alguns momentos em que nos sentimos mais para baixo, afinal, somos seres humanos e temos muitos sentimentos. O problema acontece quando esses momentos de tristeza começam a ser rotineiros.

Quando estamos com a autoestima baixa, pode-se dizer que estamos em conflito com nós mesmos e alguns sentimentos de culpa, vergonha, medos, inseguranças, tristezas sem sentido, entre outros se tornam presentes. Além disso, falta de apetite, falta de vontade em algumas instâncias da vida, redução da produtividade e redução na qualidade dos relacionamentos também são comportamentos de quem pode estar passando por uma fase complicada. E quando esses sentimentos e comportamentos se tornam frequentes, é necessário que se dê maior atenção para o lado emocional, afinal, ele importa muito. Nessa postagem de 2019 trouxemos um guia para elevar a autoestima, você já deu uma olhada?


ONDE QUE A TRISTEZA FAZ BEM?

A tristeza é aquele sentimento nublado que causa nossa indisposição, desconfiança, medos, dúvidas e vontade de ficar deitado o dia inteiro olhando para o teto e refletindo em diversas possibilidades da vida. Quando ficamos tristes, é importante que investiguemos o real motivo para a concretização deste sentimento: ele veio motivado por alguma coisa? Por uma pessoa? Em uma data específica ou só chegou do nada?

Precisamos entender o que está moldando esse sentimento, bem como o que podemos fazer para que ele não ocorra nas próximas vezes de forma mais intensa. Naquele momento, essa tristeza não te fará bem. Porém, quando você reflete sobre todos os motivos, razões e possibilidades que esse sentimento negativo te traz, você é beneficiado à longo prazo. Aqui você está praticando o autoconhecimento e se entendendo melhor. Por isso é necessário dizer que os momentos tristes precisam ser vividos e não evitados. Eles fazem parte de nossas vidas e entender como esse sentimento se manifesta trará certezas e determinações sobre o que devemos evitar ou colocar nosso pé no chão.

De acordo com o budismo (e você não precisa ser budista para entender este tópico), a impermanência é um conceito que diz que tudo é transitório e está em constante mudança. Pensando assim, nossas sensações funcionam da mesma forma: elas não são eternas. Tem horas que estaremos felizes, horas cabisbaixos: tudo faz parte de nossas experiências. E vale ressaltar também que não existe alegria permanente. Vivemos em uma sociedade que determina que a felicidade é algo que ocorre 24 horas por dia e acabamos nos pressionando e acreditando que não temos o direito de ficar tristes, que é algo evitável ou que não precisamos sentir isso, em vez de observar a nós mesmos, entender a tristeza, fazendo uma autocrítica e exercendo a compaixão consigo mesmo, acreditamos que tentar nos afastar disso é o suficiente. Errado!


OS MOMENTOS TRISTES PRECISAM SER VIVIDOS

A tristeza é um momento que nos permite a reflexão de quem somos, o que queremos e o que fazemos. A tristeza anda de mãos dadas com o autoconhecimento e com as possibilidades de saber o que queremos e gostamos. Somente depois dessa síntese de pensamentos e com a vivência dos momentos tristes é que conseguimos buscar a nossa felicidade.

Aliás, a tristeza faz parte da vida. Quantas vezes já ficamos tristes? Incontáveis! Precisamos aprender a lidar com ela e entender que, assim como os momentos felizes, ela tem muita coisa para nos acrescentar.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. Colaboração de Levi, praticante leigo de Sōtōzen budismo e Nyingma budismo.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários

  1. Oi! Estou tentando contato com vocês e não consigo.
    Tem algum email ou telefone que eu possa conversar com vocês?
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.