Somos vendidos nas redes sociais e nem sabemos disso

Filme 'O Dilema das redes' (Foto: Netflix)

Chegamos ao nosso último capítulo da nossa coluna Nós na internet. Já falamos sobre as nossas personalidades no ambiente digital, da responsabilidade que temos em tudo que publicamos e compartilhamos no mundo online e sobre a nossa presença massiva na internet. Hoje falaremos sobre o lado malvado das redes sociais: a coleta de nossos dados e uso de nossas informações para seus lucros. Você sabia que toda a personalização de conteúdo que aparece em nossas linhas do tempo é baseada no nosso comportamento no ambiente digital?


NOSSOS DADOS TÊM VALOR

Os nossos dados são muito importantes para o mundo digital. Quando nos cadastramos nas redes sociais, nossos dados ficam salvos, né? Isso é só uma parcela do que as grandes redes sociais e sites armazenam de nós. Além dos nossos nomes, idades e informações sobre escolaridade, as redes sociais estão coletando diariamente nossas localizações, tempo gasto nos lugares frequentados e até mesmo a forma que consumimos determinado conteúdo.

Quando nos cadastramos em determinado aplicativo, concordamos com toda essa coleta e uso de informações que damos para as grandes empresas. Você sabia que, se saímos de casa, os aplicativos estão coletando as nossas informações de localização? Se não desabilitarmos essa coleta manualmente, as redes sociais e provedores de busca coletam a nossa localização em tempo real e deixam isso registrado. Até podemos consultar essa informação posteriormente já que temos acesso ao conteúdo.

Conforme usamos as redes sociais, elas conseguem perceber o nosso comportamento perante o que é exibido em nossas linhas do tempo. Você sabe por qual motivo as redes sociais não exibem as publicações em ordem cronológica? Isso ocorre pelo fato do aprendizado do algoritmo que, conforme o tempo passa, entende a forma que você usa as redes e o que gosta de consumir, assistir, curtir, etc. Depois desse aprendizado, as publicações são exibidas por ordem de relevância e pela forma que você interage com os conteúdos. Sempre tem aquele amigo que aparece logo no topo ao atualizar uma publicação ou stories, né? É aquele perfil que você mais consome, stalkeia, interage e o algoritmo sabe disso. Ele te indica o que você quer ver naquele momento e sabe exatamente o que você precisa.

Algumas redes conseguem até rastrear a quantidade de tempo que você gasta em determinado tipo de publicação, se você passa direto por ela, se você entra para ver os comentários. Tudo é extremamente pensado para continuar exibindo o melhor conteúdo em sua linha do tempo e, consequentemente, fazer com que você passe mais tempo conectado. Outro fator que você pode perceber é nos provedores de busca: eles também funcionam através de aprendizado. Quando você comparar uma determinada busca com a de seu pai ou amigo com hábitos bem diferentes do seu, você percebe que os sites exibidos são diferentes. Isso ocorre pelo fato de que os provedores sabem o que você e a outra pessoa consomem e precisam ver.


OS DADOS SERVEM PARA DIVERSAS COISAS

A principal função dos nossos dados é para vender um produto. Existe um ditado que informa que nada é gratuito e que, se você não paga por algo, você é o produto. Você é o produto das redes sociais, sabia? Você e todas as informações são vendidas para diversos anunciantes veicularem seus principais anúncios e campanhas. Eles têm o poder de decidir quem será impactado por determinada mídia, como, onde e que horas.

Você já percebeu que algumas vezes você fala sobre algum produto no mundo real ou comenta com outra pessoa em outra rede social, muitas vezes aparece um anúncio daquele produto ou similar? As redes sociais sabem exatamente do que você precisa e o que quer consumir naquele momento. Só o fato de você ser impactado por aquele anúncio e deslizar para a próxima tela, sem clicar, fica registrado que aquela estratégia deu certo e você demonstrou interesse em consumir aquilo, mesmo que não compre.

Nós somos os produtos das redes sociais, que são gratuitas, e concordamos com isso ao confirmar que lemos e aceitamos com os termos de uso. O algoritmo sabe muito bem quem somos, o que queremos e a única forma de evitar que isso aconteça é a nossa desconexão do mundo virtual. Estamos longe de abandonar as grandes redes sociais, mas precisamos usar elas com cautela e moderação para que não nos tornemos alienados e continuemos sendo uma peça do grande sistema lucrativo. 

Indicamos o documentários "O dilema das redes" para complementar a leitura de nosso texto que menciona toda essa questão da coleta de dados, bem como o impacto devastador sobre a democracia e humanidade que as redes podem nos causar. Será que estamos passando por um apocalipse digital? Fica a dúvida. Caso queira acompanhar nossos textos anteriores da coluna, fique a vontade e até a próxima coluna com um novo tema! :)



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. Confira todas as postagens dessa coluna clicando aqui.

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Comentários

  1. Outra cautela é com QR-code, afinal você "abre a câmera": o ambiente que ela pega já mostra o seu estilo de vida e consumo! Fica a Dica!

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