Últimas etapas da faculdade: TCC e formatura

Série 'Glee' (Foto: Fox Company)

Chegamos ao último capítulo da nossa coluna Caminhos pela faculdade. Você já deu uma lida nas nossas outras publicações? Exploramos o mundo do vestibular, o cotidiano na sala de aula, as políticas e dicas para conseguir um estágio e agora falaremos da etapa mais temida de toda a graduação: o TCC. Não é só de tragédia que vive o homem, mas também falaremos da etapa mais libertadora de toda a graduação: a formatura. Preparado para embarcar nessa?


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Antes mesmo de colocarmos nossos pés na faculdade, somos amedrontados pelos nossos professores de escola e familiares sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (o famoso TCC). Dizem que se chegarmos nessa etapa somos verdadeiros vitoriosos e estaremos preparados para tudo. Sinceramente, essas pessoas têm razão! O TCC é uma etapa bem trabalhosa da nossa vida acadêmica e temos que nos preparar bastante para isso.

Cada faculdade tem a sua regulamentação para o grande dia, mas geralmente o TCC acontece no último ano de curso. As opções são de monografia (apenas você construirá todo o trabalho) ou poligrafia (em grupo), depende de cada curso e cada faculdade em disponibilizar as opções ou traçar uma como a obrigatória. Seja em grupo ou individual, temos que depositar todo o nosso aprendizado obtido nos últimos anos para a concretização dessa etapa.

Normalmente temos um objetivo amplo que depende do curso e temos a liberdade de escolher um tema para que nosso trabalho seja criado. Do que ele irá falar? Nessa fase, precisamos estar seguros e dispostos do que queremos, bem como devemos ter na ponta da língua a defesa para a realização deste trabalho. Depois do tema escolhido, precisamos escolher um orientador (que é um professor da nossa universidade) que estará responsável por guiar a criação de nosso trabalho antes da apresentação final. Ter um bom relacionamento com o nosso orientador é fundamental para que nossas ideias saiam do papel com mais tranquilidade e trabalhemos com simpatia e segurança.

Além disso, conhecer e estudar todas as regras de ABNT é muito importante para que executemos um bom trabalho de conclusão. Por fim, ter um cronograma para não deixar as coisas acumularem também é uma dica de ouro! Já vimos diversos relatos de pessoas que fizeram e conseguiram ser aprovadas executando um TCC em uma semana, mas não recomendamos isso já que o risco de surtar e dar errado são grandes. Pra que deixar acumular uma coisa que pode ser feita com o passar do tempo de forma tranquila e mais empenhada? Estudar, se planejar e criar diariamente ou semanalmente é muito importante para a conclusão de um bom trabalho.

Nos últimos meses do último semestre, teremos que apresentar o TCC para a nossa banca. Lembra de quando falamos para termos segurança na escolha do tema lá no começo? Isso vai contar muito para a nossa apresentação. Quanto mais seguros estivermos, mais positivo será o nosso resultado final na apresentação, bem como responderemos às perguntas com segurança do que dizemos. Respire fundo e não deixe os pensamentos negativos te atrapalharem.


ÚLTIMA PARADA: FORMATURA

Diferente do ensino médio, a formatura nem sempre acontece logo com o encerramento do curso. Na maior parte das faculdades, a formatura ocorre meses depois da nossa última aula e mescla diversos cursos e turmas do nosso campus. Ah, a formatura muitas vezes mescla faculdades distintas também, esteja preparado.

A festa dos sonhos é programada com um ano (ou até mesmo dois) de antecedência. Todas as informações devem ser disponibilizadas pela comissão organizadora que negociará e dirá tudo sobre o grande evento: aluguel de becas, bebidas e cardápio, data, local, duração, bandas e cantores, etc. É muita informação que teremos acesso.

Vale lembrar que a formatura se difere da colação de grau. A formatura é um evento opcional e pago integralmente pelo graduando; já a colação de grau é um evento organizado pela faculdade e obrigatório com o intuito de entregar o diploma e reconhecer o grau acadêmico do formando. Caso opte por não fazer a formatura, cole grau: sem essa etapa, você não tem diploma.

De qualquer forma, a formatura é uma festa para marcar o encerramento de um ciclo e início de novos outros. Como dissemos, ela não é obrigatória, mas se estiver disposto, vá! É uma festa para comer muito, beber muito, tudo pago com o seu dinheiro ganho nesses tempos de estudos e para comemorar todo o esforço depositado na faculdade. Vale muito a pena toda essa comemoração!


--

E por falar em comemoração, encerramos a nossa coluna por aqui. Foram quatro postagens muito bem elaboradas e esperamos que tenha gostado de todos os temas abordados por aqui. Aproveitamos para informar que estamos entrando em recesso, mas que em 2022 teremos muitas novas postagens para entregar por aqui! Desejamos boas festas e um ótimo ano novo para você, caro leitor. Até breve!




Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda. Confira todas as postagens dessa coluna clicando aqui.

Caso tenha gostado deste texto e acredite que ele possa ajudar outras pessoas, clique no botão "compartilhar" que aparece abaixo das tags e deixe um comentário para estimular nossa escrita. Ficaremos muito gratos por isso! :)

Comentários