Dicas para encerrar o ano da melhor maneira

Série 'Special' (Foto: Netflix)
Série 'Special' (Foto: Netflix)

É época de celebrar: finalmente mais um ano se encerra! E por mais que este seja um ano atípico, temos todos os motivos para comemorar o seu encerramento. Afinal, é mais um ciclo que se fecha, é mais uma onda de aprendizados que tivemos e é a possibilidade de se renovar mais uma vez no novo ano que se inicia em breve. Temos tudo para fazer com que o próximo ano seja único e especial para nós, mas antes disso, precisamos encerrar este capítulo da melhor maneira possível.


O QUE PRECISAMOS LEVAR PARA O ANO QUE VEM?

Estamos embarcando em uma viagem totalmente essencial para nossas vidas e, por isso, precisamos preparar toda a bagagem para levarmos para o ano que vem. A diferença é que não levaremos roupas, meias e lanches como fazemos em uma viagem de férias: aqui levaremos experiências, momentos e aprendizados.

Tudo o que aprendemos neste ano deve ser refletido e levado adiante. Talvez tenham aquelas pessoas mais pessimistas que dirão que não aprenderam nada, mas quando caçarem bem no fundo de sua retrospectiva mental poderão encontrar todos os momentos que aprenderam alguma coisa. Esse aprendizado pode ser acadêmico, dentro de um relacionamento ou até mesmo sobre nosso autoconhecimento. Só nesses ano, aprendemos aqui no site sobre vegetarianismo, existencialismo, distúrbios alimentares, autossabotagem e empatia. E você? O que aprendeu aqui e fora daqui? Quais conteúdos consumiu e o que passou a criticar? Houve alguma mudança no seu comportamento diante algum aprendizado? Quais foram as matérias cursadas e seus ensinamentos? Temos um leque de infinidade de aprendizados relevantes deste ano e que merecem ser levados para o próximo, não?

Quais foram as experiências vividas? Se falarmos de 2020, muitas dessas experiências aconteceram dentro de casa, mas mesmo assim são experiências! E acredite ou não, todas elas contam muito para nossa jornada. A primeira experiência de ficar confinado (esperamos que a última também), muitos tiveram o primeiro beijo e a primeira vez sexual, a primeira participação política em uma eleição ou até mesmo a primeira vez desempregado depois de tanto tempo. Boas ou ruins, todas essas experiências nos ajudaram em uma coisa: amadurecimento. E conforme os anos passam, ser uma pessoa amadurecida é fundamental.

E os momentos? Sejam eles bons ou ruins, eles foram úteis para nosso aprendizado e evolução pessoal. Todos os momentos vividos devem ser registrados em nossas memórias e levados adiantes. Algumas pessoas têm o costume de realizar retrospectivas sobre seus anos, relembrando tudo o que viveram através de vídeos ou fotos. Essa lembrança pode ser realizada através dos stories postados nas redes sociais, em leitura de mensagens trocadas ou em uma reunião com os amigos e familiares, regada de muita bebida e comida.


O QUE ESPERAR PARA O ANO QUE VEM?

Quando a gente volta e pensa em 2020, a gente não esperava que surgiria uma pandemia, possibilidade de Terceira Guerra Mundial, pessoas fanáticas protestando contra uma criança estuprada que iria abortar, nuvem de gafanhotos, neve no Sul do Brasil... Nada disso passou pela nossa cabeça! Para o próximo ano não podemos afirmar nada, mas de uma coisa temos certeza: continuaremos evoluindo e crescendo com os nossos erros e conquistas.

Sempre foi tempo de viver! E estamos vivendo mais do que nunca. Decepções fazem parte de nossas vidas? Fazem. Elas continuarão fazendo parte do ano que vem? Sim; mas momentos felizes também farão e seremos capazes de extrair o melhor de todos os momentos, sejam eles alegres ou tristes. É como dizia aquela canção de Elis Regina: o passado é uma roupa que não nos serve mais e no presente temos a mente e um corpo completamente diferente. Mudanças farão partes, coisas novas acontecerão e seremos severamente surpreendidos a cada mês que passar: seja por amigos, desconhecidos, no emprego, na escola, na família ou dentro de nossa casa.

A única coisa que podemos afirmar é que o ano que vem não será igual ao que passou e cresceremos muito com ele. Boas festas, caro leitor e até breve! Mantenha-se sempre feliz, cuide-se e esteja em segurança.



Postagem escrita por Luan, criador desse site, estudante e blogueiro. Graduando em Publicidade e Propaganda.

Comentários